Dia da Internet Segura traz alerta para perigos na rede

Brasil é o segundo maior alvo de ataques cibernéticos do mundo (Imagem: Pixabay)

Como um dos países com a população mais conectada do mundo, o Brasil conta com cerca de 120 milhões de pessoas com acesso à internet. Desta forma, os usuários brasileiros estão sucetíveis a dados bastante preocupantes no que diz respeito à exposição a malwares, vírus, spywares e golpes. O relatório da Akamai aponta que somos o segundo maior alvo de ataques na web do mundo.

Estatísticas alarmantes justificam a preocupação: em 2017, 62 milhões de internautas foram vítimas do chamado cibercrimes. Além disso, foram registrados 350 mil incidentes envolvendo empresas, e uma perda estimada em US$22 bilhões. Os dados são da Norton Cyber Security Insights Report 2017. Pensando em alertar a população acerca dos perigos de uma navegação desavisada, foi criado o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day).

A delegada Rosana Freitas, da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) reconheceu que no Brasil, os usuários estão bastante expostos a riscos. “A gente deixa um pouco a desejar nas questões de segurança e é importante que cada usuário tenha alguns cuidados pequenos, mas eficientes, para que não venha a ser vítima de crime cibernético. Uma delas é o acesso a Wi-Fi. É bom evitar acessar contas bancárias e contas que precisem de usuários e senha por redes abertas, porque dá margem a atuação de hackers. É importante que façamos isso da nossa própria rede particular ou uma que seja fechada”, alertou.

Uma das dicas mais antigas da internet é também uma das mais valiosas: tentar não repetir senhas, elaborá-las da maneira mais forte possível e trocá-las regularmente são boas medidas para escapar da violação de dados e vazamento de informações.

A delegada Rosana Freitas trouxe recomendações sobre segurança na web (Foto: Portal Infonet)

De acordo com Freitas, é possível identificar facilmente que o dispositivo foi alvo de vírus e softwares maldosos. “Apresentam funcionamento irregular, aplicativos passam a ter comportamento diferente do habitual e presença de anúncios. Produtos piratas, no entanto, não têm a mesma qualidade de um original e as demonstrações de acessos indevidos acabam não acontecendo”.

Em Sergipe, os grandes números são encabeçados por estelionato, principalmente quando têm relação com as compras. A vítima pode reconhecer a possibilidade de ser alvo de golpe quando são exigidos pagamentos antecipados, contas correntes em nomes diferentes da pessoa com que se negocia, ou quando se adquire produtos de empresas e o pagamento é solicitado contas de pessoas físicas.

Outros crimes

Os principais perigos da internet não estão relacionados somente a hackers, malwares, vírus ou spam. A ação de pedófilos é regular e ameaça os pequenos internautas. Por isso, é importante que os pais estejam atentos às redes sociais dos filhos e ao consumo de conteúdo na rede. “Infelizmente, a internet é um terreno muito fértil para isso. Antes precisava haver contato direto com as vítimas. Hoje, por meio dela, se conseguem imagens, vídeos, se fazendo passar por adolescente. Os criminosos costumam acessar os mesmos jogos, por exemplo, então é importante que os pais estejam atentos aos acessos”, recomendou.

Os crimes considerados de menor potencial ofensivo estão entre os mais recorrentes. “Temos a ameaça, que vem sendo comum, e com a aproximação do período eleitoral, esses crimes são mais comuns, acirrando os ânimos e as críticas, que muitas vezes passam do limite da liberdade de expressão e configuram prática criminosa”, incluiu.

Dia da Internet Segura

O Dia da Internet Segura (Safer Internet Day) é comemorado neste 6 de fevereiro em todo o mundo. O tema deste ano é “criar, conectar e compartilhar respeito: uma internet melhor começa com você”. Rosana Freitas explicou o verdadeiro intuito da data. “É tentar trazer esse acesso de maneira mais equitativa. A internet faz parte da nossa vida, mas é bom utilizá-la de modo mais cauteloso e com mais prudência por parte do usuário para evitar todos estes problemas”, finalizou.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais