Dia de Cooperar acontece neste sábado,4, em Aracaju

(Foto: Assessoria de Imprensa)

As cooperativas sergipanas estão engajadas em um dos maiores movimentos de estímulo ao voluntariado no país. Elas participam do Dia de Cooperar, também chamado “Dia C”, que terá atividades como orientações para prevenção a DSTs, exames de saúde, espetáculos artísticos e doação de mudas de árvores.

No primeiro sábado de julho, dia 4, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, as cooperativas celebram os resultados alcançados durante toda a campanha em uma grande festa. Em Sergipe, o evento começa a partir das 8h, na Praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju, com uma programação repleta de atrações: rodas de capoeira, apresentações artísticas feitas por crianças, testes rápidos de HIV, aferição de pressão, corte de cabelo, distribuição de kits de higiene bucal e diversas outras atividades.
A expectativa é que mais de 600 pessoas participem das atividades promovidas por oito cooperativas engajadas na ação.

Segundo a superintendente do Sescoop/SE, Verônica Santana, o Dia C “é uma grande corrente de intercooperação que mostra à sociedade que o trabalho voluntário dentro de uma cooperativa vai muito além da caridade. Cooperativas promovem uma verdadeira transformação social onde atuam, preocupadas com a inclusão e orientadas pelos princípios cooperativistas", afirma.

Por dentro do "Dia C"

O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de norte a sul do País de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano a data escolhida foi o primeiro sábado de julho,4, (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2015 tem o tema "Escolha cooperativismo, escolha equidade”.

O objetivo é chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o País. Em 2015, já são 1.139 cooperativas participantes do Dia de Cooperar com 1.482 ações voluntárias.

Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais