O dia 11 de maio, a partir de agora, será dedicado ao Frei Galvão, que vai ser canonizado na visita que o Papa Bento XVI faz ao Brasil. Mas, atenção: não será feriado. Quer dizer: comércio, indústria e governo não vão parar nem hoje nem nos anos a vir.
Em abril deste ano, o Senador Francisco Dornelles apresentou projeto instituindo o “Dia de Frei Galvão”, a ser comemorado a cada 11 de maio, que seria feriado nacional.
Mas, muitas entidades empresariais e comerciais, além da própria Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reagiram à criação de mais um feriado no calendário nacional, principalmente, porque seria nas vésperas do Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro.
Diante de tantas críticas, durante a tramitação na Câmara, o projeto foi alterado e o dia 11 de maio passou a ser considerado apenas dia de homenagem a Frei Galvão, sem feriado. Aliás, o projeto de criação do Dia de Frei Galvão está em tramitação na Câmara dos Deputados, aguardando aprovação, possivelmente ainda no dia de hoje.
De qualquer forma, fica o aviso: 11 de maio, sexta-feira, não é feriado.
Por Ivan Valença