Dia de São José comemorado nesta quinta, 19

São José foi escolhido para ser o pai adotivo de Jesus Cristo
A devoção a São José está cada vez mais intensa entre os sergipanos, principalmente os agricultores, que esperam o dia do santo, 19 de março, para plantar feijão e milho para colher no São João.  Conhecido como o pai adotivo de Jesus e esposo de Maria, São José era segundo a Sagrada Escritura, um homem justo, simples e trabalhador, que vivia humildemente em Nazaré.  No interior, sertanejos costumam acordar cedinho para pedir graças ao santo e agradecer os milagres.  Em Aracaju, os devotos estão participando do novenário desde o último dia 10 e nesta quinta-feira, participam de missas, procissão e bênçãos ao Santíssimo.

De acordo com o párocro da Igreja de São José, Pe. Manoel Barbosa, o santo das graças é Jesus Cristo, mas as graças são disponibilizadas àqueles que estão mais perto de Jesus.  “São José é um desses. Foi escolhido para ser o pai adotivo de Jesus e o esposo de Maria e ninguém mais como São José, escolhido pelo Pai, para atender às graças dos fiéis. O homem do campo vê na simplicidade de São José, esperança em dias melhores e na capital não é diferente. As pessoas buscam conforto na sua missão de chefe de família. São José é uma motivação para a fé no Sr. Jesus Cristo”, destaca padre Manoel Barbosa.

Pe. Manoel Barbosa: “São José é motivação para a fé em Jesus
Quem foi São José?

A Sagrada Escritura ensina que José era justo e possuía todas as virtudes num grau elevado de perfeição. Isso porque ele deixava Deus agir em sua vida. Era da família de Davi, a qual devia dar ao mundo o Salvador. É chamado de “Santíssimo”, o que não acontece com nenhum outro santo. Adeptos da Igreja Católica acreditam que a família, inspirada no exemplo de José e da Sagrada Familia de Nazaré, vive o amor, se comprometendo com o projeto de Deus.

Proteção

Devotas assistem à missa na comunidade São José
D. Maria Rita de Oliveira conta que todos os dias vai à Igreja de São José, agradecer por todas as graças alcançadas.  “São José é meu santo protetor. Fiz de tudo para comprar uma casa aqui no bairro, só para ficar mais perto da Igreja São José. Tenho recebido muitas graças, juntamente com minha família, pois é o advogado dos lares cristãos e o modelo dos operários”, enfatiza Maria Rita.

Simpatias

Os devotos de São José fazem até mesmo “simpatias” em busca das graças.  Muita gente costuma colocar vários nomes de frutas em papeizinhos e retirar um no dia de São José.  A pessoa faz um pedido da graça e passa um ano sem comer a fruta cujo nome saiu no papel.

Sertanejos aproveitam a data para plantar milho e feijão/Foto: Arquivo Infonet
Programação

Nesta quinta-feira, 19, a programação na Igreja de São José inicia às 7h30 com uma missa alusiva ao santo, celebrada pelo Padre Manoel Barbosa.  Às 12h30, será celebrada outra missa e às 17h, mais uma.  Em seguida, acontecerá a procissão, saindo da igreja, passando pela rua Guilhermino Rezende, Avenida Anísio Azevedo, Av. Gonçalo Prado, rua Lagarto, retornando à igreja para a bênção do santíssimo. O novenário teve início no último dia 10 de março.

Por Aldaci de Souza

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais