Sexta-feira, 29, comemora-se o Dia Nacional do Livro, porém, segundo dados da pesquisa “A Voz dos Adolescentes”, publicada em 2002 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef -, apenas 17% dos adolescentes lêem com freqüência e outros 17% só lêem quando o professor manda. Cerca de 5 mil adolescentes brasileiros foram entrevistados.
Mas o panorama torna-se mais grave na região do Semi-árido. Informações da publicação “Crianças e Adolescentes no Semi-árido Brasileiro 2003”, realizada pela Unicef, revelaram que 390 mil adolescentes são analfabetos e mais de 350 mil crianças, na faixa etária de 10 a 14 anos, não freqüentam a escola. Já entre as crianças de quatro a seis anos, 36% não estão matriculadas na pré-escola.
O Projeto Dom Helder Câmara, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial, está implantando o Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras no Semi-árido com o objetivo de tentar reverter o quadro. Até agosto desse ano, o programa já havia implantado 103 Arcas das Letras em nove estados (PE, RN, SE, PB, CE, PI, GO, RJ e RS). Em Sergipe, as Arcas estão presentes nos municípios de Canindé do São Francisco, Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha.
Já em Aracaju, algumas escolas públicas irão desenvolver atividades para comemorar o Dia Nacional do Livro. A Escola Estadual José de Alencar Cardoso, no Conjunto Bugio, trabalhará, durante a semana, com jograis, poesia e paródias, realizados por alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. A Escola Municipal Professor Laonte Gama da Silva, bairro Santa Maria, irá dedicar o dia 29 à leitura. Os alunos visitarão a biblioteca da escola, que recebeu novos exemplares através do Programa de Desenvolvimento.