Foi aprovado na Assembléia Legislativa, por unanimidade, o Projeto de Lei 11/2005, que institui o “Dia do Rio Sergipe”. O projeto segue agora para a sanção do governador,para então ser transformado em lei. A proposta, de autoria da deputada estadual Ana Lúcia Vieira (PT), prevê que o Dia do Rio será comemorado todo dia 3 de novembro.
Segundo a autora a iniciativa é fruto da mobilização social promovida por entidades sergipanas e pesquisadores do tema, diante da necessidade de ações concretas para a preservação do rio Sergipe. “Este projeto de lei que apresentamos vem justamente atender a uma das deliberações produzidas durante o I Workshop “Rio Sergipe: Importância, Vulnerabilidade e Preservação”, cujo principal objetivo é o de manter acesa a chama da defesa do rio”, disse a parlamentar.
Com relação a data escolhida a deputada esclarece que o dia 3 de novembro é a data da lei estadual n° 391, de 09/11/1825, que reconheceu o rio Sergipe como o que banha a cidade de Aracaju. A pesquisa histórica foi realizada pelo professor de História Rui Belém, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Sergipe.