Dia Mundial da Hanseníase será comemorado

No próximo dia 29 será comemorado o Dia Mundial de Hanseníase. Para comemorar a data, uma equipe formada por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde realizará nesse domingo panfletagem na Orla de Atalaia, Parque da Sementeira, rodoviárias (nova e velha) e todos os terminais de ônibus do Sistema Integrado de Transporte Urbano.

 

A ação, de acordo com a coordenadora Estadual de Hanseníase, Eliane Aparecida Nascimento, visa informar à população sobre os sinais e sintomas da doença para diminuição do preconceito e descobrir novos casos ainda sem diagnóstico na comunidade. Será distribuído material educativo a respeito sobre o que é a doença e a situação atual da mesma.

 

Em 2005, foram diagnosticados quase 600 novos casos. “A situação é de equilíbrio porque esse índice vem se mantendo há alguns anos”, explica Aparecida. “As atividades que realizamos vêm surtindo efeito porque os casos estão sendo diagnosticados. Precisamos continuar intensificando as ações de busca ativa em todos os municípios para eliminação da doença”. No momento, 660 pessoas estão em tratamento.

 

Desde segunda-feira, 23, que a Coordenação Estadual de Hanseníase vem realizando palestras educativas nas diversas unidades da Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de educar os servidores a respeito do que é a doença. Esse trabalho  nos órgãos da SES irá ser encerrado nessa sexta-feira, 27.

 

 

Causa– A hanseníase é uma doença causada por micróbio chamado bacilo de Hansen, que atinge a pele e alguns nervos do corpo. A transmissão e o contágio acontecem, na maioria das vezes, por meio da vias aéreas superiores (nariz e boca). Mas a doença é curável. O tratamento dura de seis a 12 meses, de forma totalmente gratuito e é feito nas unidades de saúde dos municípios.

 

Assim que o tratamento é iniciado, a pessoa não transmite mais a doença, por isso não há motivo para isolamento. O diagnóstico precoce é importante para que o tratamento seja iniciado rapidamente, evitando incapacidade física.

 

Sintomas– manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, e que perdem a sensibilidade ao calor, frio e ao tato; áreas com formigamento , ou dormentes, mesmo sem qualquer mancha, ou sensação de fisgada; caroços ou inchaço na pele, principalmente, no rosto e nas orelhas; engrossamento e dor nos nervos dos braços, pernas e pescoço.

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais