Dique estoura e desabriga famílias em Telha

Inundação dos perímetros / Fotos enviadas pelo internauta Bruno Melo
A forte chuva que caiu na região do Baixo São Francisco durante domingo, 7, e segunda, 8, elevou o nível das águas do riacho do Jacaré levando um dique da região a estourar. Cerca de 100 pessoas estão desabrigadas e 365 produtores de peixe e arroz foram afetados pela tragédia.

A força das águas estourou as comportas do dique e causou a catástrofe nos perímetros irrigados, que já era prevista pelo prefeito da cidade, Éris de Melo, que em reportagem publicada no dia 28 de maio no Portal Infonet, temia que as chuvas rompessem as comportas, o que veio acontecer 11 dias depois.

“Teve produtor que perdeu 50 mil peixes, porque foi repentino,

não teve nem como segurar uma parte isso sem falar nas produções de arroz”, contou por telefone. Ao todo, são 365 produtores de peixe ou arroz afetados pelo rompimento do dique, além de cerca de 600 ribeirinhos que vivem dessas atividades.

“Precisamos de parcerias”

Essas pessoas deverão ficar, no mínimo, um ano sem trabalho, já que este é o tempo em que o nível da água deve voltar ao normal, segundo os moradores mais antigos da área. “Se a Codevasf agir de verdade e o poder público estadual virar um parceiro,

disponibilizando bombas, por exemplo, o pessoal poderá voltar ao trabalho em menos tempo”, comentou Éris.

Durante toda a madrugada foram realizados trabalhos de resgate às pessoas que perderam as suas casas, que estão sendo alojadas em casas alugadas pela prefeitura e casas de famílias da cidade que se solidarizaram com a situação. As atividades prosseguem durante toda a terça, 9.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais