Direção de escola é exonerada

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, determinou a exoneração da equipe diretiva da Escola Estadual Felisbelo Freire, em Itaporanga D”Ajuda. Foram exonerados a diretora, a secretária e dois coordenadores. A decisão foi tomada após constatar que, por acondicionamento irregular, 153 quilos de frango e carne moída foram estragados. O secretário também determinou a abertura de sindicância para apurar a responsabilidade do ato, que culminará em processo administrativo.

Ao tomar conhecimento do estrago das carnes no dia primeiro de agosto, a diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Heleonora Cerqueira, enviou uma nutricionista até a escola para apurar os fatos. No dia seguinte, a diretora foi acompanhada por dois representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e verificou uma série de irregularidades no procedimento da equipe diretiva da escola. Ela também determinou a reposição imediata dos alimentos para os estudantes não sofrerem com a falta de merenda.

De acordo com Heleonora Cerqueira, a direção do colégio descartou os alimentos sem acionar a Vigilância Sanitária do município e não comunicou o fato ao DAE e a Diretoria Regional de Educação (DRE 8). Ela também identificou um desencontro de informação junto à equipe diretiva. “Inicialmente, a diretora da escola disse que eram entre 10 a 20 quilos de carne de frango e moída que foram estragadas. Ao observarmos as guias de entrega dos alimentos, verificamos que eram 153 quilos”, revelou.

Heleonora disse que foi colocado em um freezer peito, coxa e sobre-coxa de frango e mais carne moída. O freezer, sem que ninguém saiba o motivo, foi desligado na sexta-feira, 27 de julho, e, na segunda-feira, 30, verificaram que os produtos estavam totalmente estragados. A diretora do DAE contou que, numa primeira conversa, a diretora da escola disse que houve uma pane na parte elétrica do estabelecimento. Num outro momento revelou que um funcionário desligou o freezer sem perceber que havia carne dentro.

“Precisamos apurar todas essas informações e identificar os responsáveis por este prejuízo causado à escola”, acentuou, ao lembrar que os responsáveis poderão ser punidos com a reposição dos alimentos ou até demissão.

Fonte: site ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais