Direitos do idoso são discutidos em evento

Manoel Durval "Violência tem que ser discutida" (Fotos: Portal Infonet)

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso, o Conselho Estadual dos Direitos e Proteção à Pessoa Idosa, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) realizou hoje um ciclo de palestras e mesas redondas para debater o tema. O encontro acontece na no Museu da Gente Sergipana. Na oportunidade os participantes discutiram sobre a conscientização da população sobre os direitos dos idosos, e da necessidade da família, do Estado e da sociedade em geral, assegurarem esses direitos.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção à Pessoa Idosa, Manuel Durval Andrade Neto, ressaltou que os idosos sofrem vários tipos de violência inclusive, a econômica. Para ele, os idosos passam por dificuldades financeiras, já que os familiares se apossam de sua renda mensal por achar que o familiar idoso já não pode mais controlar suas finanças. “Fora esse tipo de violência o idoso sofre ainda com os abusos sexuais, agressão, dentre outros”, disse.

Durval explicou que o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso foi criado com intuito de discutir o que está sendo feito para o combate à violência à pessoa idosa. “A negligencia para com o idoso é tamanha. Embora exista uma rede de assistência, através dos Creas e Cras, é preciso que se fiscalize esse órgão. Por isso, vamos discutir a possibilidade da criação de conselhos para que isso aconteça”, diz.

Berenice Andrade Melo

Para a promotora de Defesa do Idoso e Portadores de Deficiência, Berenice Andrade Melo, o evento é importante para que se discuta sobre a conscientização da prevenção e das ações, para combater a violência ao idoso.  “Essa conscientização e prevenção da questão da violência com o idoso é de extrema importância no combate a violência ao idoso. O maior agente causador são os familiares e pessoas próximas. Contudo, a violência acontece também pela falta de políticas públicas efetivas, que garantam os direitos que o idoso tem que é o de qualquer cidadão”, entende a promotora ao ressaltar que as denúncias podem ser feitas pelo disque denúncia (Disque 100).

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais