Interdição em postos: distribuidora de combustíveis é fiscalizada

(Foto: Ascom/Sejuc)

A força-tarefa formada pelo Procon Sergipe, Ministério Público de Sergipe, Polícia Civil e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou mais uma etapa da fiscalização da qualidade dos combustíveis em postos da Grande Aracaju, na manhã desta quinta-feira, 15.

Segundo a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), o foco da ação de hoje foi a empresa, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, responsável pela distribuição desses combustíveis para a rede de postos que teve quatro unidades fechadas na tarde dessa quarta-feira, 14.

Ainda de acordo com a pasta, na ação, amostras dos combustíveis que estavam nos caminhões prontos para a distribuição em postos de todo o Estado foram recolhidas pelos órgãos.

Euza Missano, promotora do estado, destacou que a fiscalização foi motivada por nota divulgada pela rede de postos que foi interditada, alegando que recebeu o combustível adulterado da distribuidora.

“O que nós estamos querendo é fiscalizar todo esse circuito de distribuição e venda do combustível. Os postos que a ANP interditou são chamados de bandeira branca, ou seja, podem comprar combustível de qualquer distribuidora, mas ontem recebemos a informação de que o combustível foi adquirido da distribuidora Petrox. Então, nada mais justo do que fazermos essa coleta de amostras. Não existe nada de concreto em face da distribuidora. Estamos fechando todo o circuito já que houve a informação por parte da rede de postos interditada”, afirmou.

Uma nova fiscalização está sendo realizadas em outros postos da capital sergipana que recebem os combustíveis da mesma empresa de distribuição. “O Procon Sergipe está participando aqui da continuidade das fiscalizações para realizar mais testes e ver se vamos encontrar mais combustível adulterado que esteja saindo no mercado sergipano. Também estamos analisando notas fiscais e os caminhões que estão saindo já lacrados”, falou a diretora do Procon Sergipe, Raquel Martins.

Rede Petrox

O Grupo Petrox, por meio das redes sociais, emitiu nesta quarta-feira, 15, esclarecimentos. A nota diz que a rede de postos cujas irregularidades foram identificadas pela fiscalização, é conhecida no mercado como “Bandeira Branca”, categoria de posto que não possui nenhum código de fidelidade a uma marca específica, ou seja, compra e comercializa produtos de vários fornecedores, inclusive de outros
Estados.

Ainda segundo a nota, o  combate à adulteração, quer via qualitativa ou quantitativa, tem uma eterna vigilância na PETROX DISTRIBUIDORA, inclusive utilizando laboratórios móveis que atestam a qualidade do produto nos Postos
Petrox antes de entrar no tanque do carro.

“A PETROX garante a qualidade dos seus produtos em laboratórios independentes, que atendem rigorosos padrões e a legislação vigente. O compromisso com a qualidade fez a PETROX chegar aos vinte anos com o total respeito dos consumidores em mais de 100 postos bandeirados”, finaliza.

Entenda

O ministério Público de Sergipe (MPSE), a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), Agência Nacional de Petróleo (ANS), ITPS, e os Procons de Sergipe e Aracaju deflagraram uma operação conjunta manhã dessa terça-feira, 13, em postos da capital sergipana e região metropolitana. A operação teve como objetivo a fiscalização da qualidade do combustível e de eventuais fraudes volumétricas. Na ocasião, amostras foram recolhidas e levadas para análise.

Na quarta-feira, 14, em posse dos resultados da análise das amostras, os órgãos interditaram quatro postos de uma rede de postos de combustíveis, localizados em Aracaju e São Cristóvão.

Nesta quinta-feira, 15, além da fiscalização na distribuidora, houve a abertura de um inquérito para apurar a prática de possíveis crimes por parte de uma rede que tiveram seus postos interditados.

Por Luana Maria e Verlane Estácio com informações do Procon

 

A matéria foi alterada para acréscimo de nota do Grupo Petrox.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais