Dnocs terá sede própria em Sergipe

0

O Coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas em Sergipe – Dnocs/SE, Marcionílio da Rocha, informou que o órgão autorizou a abertura de licitações para a perfuração de 32 poços artesianos, aquisição e implantação de dessalinizadores, construção de uma estação de piscicultura e elaboração do projeto arquitetônico para a construção da sede.

 

Este é o resultado do esforço do diretor geral do Dnocs,  Eudoro Santana, junto ao Governo Federal, para revitalizar o órgão. Os poços artesianos serão construídos em 22 municípios do Estado, em locais previamente definidos de acordo com a necessidade da população local. “O critério de escolha levou em consideração os locais de maior carência de água potável e de maior  proximidade com comunidades carentes, escolas públicas e de postos de saúde”, explicou. Ele ressaltou ainda que nos locais onde forem necessários serão instalados dessalinizadores.


Contudo a estação de piscicultura já tem local definido. Ela será construída no município de Graccho Cardoso, aproveitando as águas do açude de Três Barras, que dispõe de um volume de 8 milhões de metros cúbicos de água. Este é um dos onze açudes construídos e mantidos pelo Dnocs no Estado. Mas a novidade é que a estação será construída na vazante, funcionando totalmente por gravidade, eliminando o custo de energia com bombeamento.

 

A expectativa é de que depois de pronta, sejam produzidos cerca de 5 milhões de alevinos de tilápia por ano. “O local foi escolhido cuidadosamente por ter abundancia de água de qualidade e pela proximidade com o sertão, beneficiando o pequeno agricultor que possui um poço ou açude em sua propriedade”, disse Marcionílio. O presidente do órgão afirmou ainda a sede da empresa será construída em terreno próprio de 30 mil metros quadrados situado no bairro Industrial.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais