Domingo é o Dia Mundial de Limpeza de Praias

Pontos de coleta da Emsurb
Mais de 1.500 voluntários estarão participando do Dia Mundial de Limpeza de Praias no domingo, 15, a partir das 9h30. Em todas as praias de Aracaju estarão sendo desenvolvidas atividades voltadas à preservação ao meio ambiente, despertando a população para a importância da limpeza do ecossistema. O dia é organizado e promovido por diversas empresas públicas e privadas e organizações não governamentais em prol do meio ambiente.

 

Os voluntários estarão percorrendo toda a extensão de areia das praias, no espaço compreendido entre o Farol da Coroa do Meio até o Mosqueiro. Trinta e quatro pontos fixos estarão sediados ao longo da areia das praias para receber o lixo recolhido pelos voluntários, que também estarão chamando a atenção das pessoas para a participação de cada uma na limpeza e preservação do meio ambiente.

 

Esse ano haverá um diferencial em relação aos anteriores já que o Dia está apoiando o Circo das Águas, movimento em defesa das águas sergipanas, organizado pelo jornalista Osmário Santos. “Os rios também entrarão na programação de limpeza juntamente com a programação das praias”, conta Célia Bastos, da Assessoria Técnica da Emsurb.

 

Vinte e dois agentes da Emsurb estarão coordenando todo o movimento de limpeza nas praias, que visa envolver os banhistas no recolhimento de lixo. “Essa limpeza executamos todas as segundas-feiras, mas a de domingo será para mobilizar a sociedade, engajando a população na limpeza, para que percebam como é importante manter esse ecossistema limpo”, coloca Célia Bastos.

A campanha

O Dia Mundial de Limpeza de Praias foi instituído pelo Ocean Conservancy em 1986, quando 2.800 voluntários recolheram lixo ao longo da costa do Texas. Num segundo momento, a campanha evoluiu para a coleta de dados sobre os tipos e quantidades de objetos sólidos, para a educação dos cidadãos sobre os problemas causados pela poluição. Os dados coletados também servem para suporte em políticas de preservação ambiental. Dia Mundial de Limpeza de Praias é realizado em quase todo litoral brasileiro e mundial todos os anos, uma ação que enfoca a conscientização para a redução da poluição no meio ambiente.

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais