![]() |
Donos retornam com mudança (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Contemplados pela Prefeitura de Aracaju para receber os imóveis erguidos com recursos públicos para atender demanda de comunidades que residiam em área de risco vivem momentos de tensão. Quando chegaram às casas preparados para a mudança, eles foram encontraram os imóveis ocupados, por um grupo de sem teto que questiona os critérios adotados pela prefeitura para fazer a distribuição das casas construídas numa localizada batizada como Lagoa Santa, no bairro Porto Dantas.
A confeiteira Silvana Gomes dos Santos está entre as pessoas contempladas com uma das casas. Hoje pela manhã, ela arrumou a mudança, devolveu a chave da casa alugada para então se acomodar na casa nova com o marido e o filho. Perdeu a viagem. Ao chegar na casa indicada no comprovante do cadastro, Silvana tomou aquele susto: o imóvel já estava ocupado por uma outra família. “Quem invadiu fui eu porque todo mundo invadiu aqui. Pago aluguel, eu e meu marido estamos desempregados e do mesmo jeito que ela tem direito, eu tenho”, bradou dona Marineide Maria da Silva.
![]() |
Silvana Gomes: documento que lhe garantirá a escritura |
O que seria motivo para felicidade, transformou-se em caso de polícia. “Estamos aqui para evitar maiores transtornos e preservar a integridade física dos supostos proprietários”, ressaltou o capitão Cristiano, comandante da 2ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar. Devido ao tenso clima, o capitão orientou os proprietários a recuar até que há interferência da Prefeitura ou mesmo do Poder Judiciário. “Esta foi a orientação preliminar mais viável”, considera o capitão. Dona Silvana pretende buscar alternativas para ter o direito ao imóvel efetivado.
A maioria dos imóveis já foi invadida. “Invadimos porque tem muita gente que ganhou casa sem necessidade. Só se vê gente com carrão e moto chegando aqui para pegar a casa e depois vender”, denuncia a dona de casa Eliane Maria dos Santos. “É verdade, só chega aqui gente da alta sociedade, que ganhou as casas que deveriam ser da gente que precisa”, comenta Mariana da Silva dos Santos.
![]() |
Capitão Cristiano: solução pacífica para preservar a integridade |
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Selma Mesquita, se manifestou encaminhando nota à redação do Portal Infonet. Na nota, ela diz que "a questão da ocupação irregular deve ser resolvida pelos proprietários, que a Semasc entregou o contrato dos imóveis aos proprietários". Para a secretária, a partir daquele momento, as unidades habitacionais passaram a ser de responsabilidade deles. “Os proprietários já deveriam ter ocupado as casas”, observou a secretária Selma Mesquita, na nota.
A matéria foi atualizada às 6h22 do dia 10 para acrescentar nota encaminhada pela secretária Selma Mesquita.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B