O mundo da computação já pode ser apreciado pelos milhares de deficientes visuais brasileiros. Um software, genuinamente brasileiro, foi desenvolvido pelo Núcleo de Educação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Batizado de Dosvox, é utilizado atualmente por cerca de 10 mil deficientes visuais.
O Dosvox é um sistema operacional especialmente desenvolvido para as pessoas cegas e permite ler e escrever textos, acessar internet, enviar e receber e-mails e até mesmo se divertir com jogos virtuais. O sistema funciona através de um sintetizador de voz que permite ao usuário escutar tudo o que está escrito na tela e saber o que está digitando no teclado. O programa identifica as palavras e as pronuncia de modo compreensível para o deficiente visual.
“Ele (o computador) fala o português, ele tem um diálogo muito simples de ser aprendido. Uma pessoa cega com um cultura baixa consegue usar perfeitamente o computador”, explica Antônio Borges, coordenador do projeto e professor da UFRJ. Atualmente, o Dosvox está em sua quarta edição e tem mais de cem aplicativos para os deficientes visuais. O programa roda em plataformas Windows e Linux e pode ser baixado gratuitamente na página da internet http://intervox.nce.ufrj.br