Eclipse total da Lua acontecerá na noite de 20 para 21 de janeiro

Fenômenos serão visíveis em todo o Brasil (Foto: divulgação)

Na madrugada do dia 20 para o dia 21, todo o Brasil poderá acompanhar o eclipse total da Lua. Tornando o fenômeno ainda mais atraente, neste dia haverá a Superlua – quando o satélite está em máxima aproximação da Terra.

A partir das 0h37 (Horário de Brasília), começará o eclipse total da Lua. Neste instante, a Lua ficará um pouco menos brilhante, mas a diferença não será perceptível a olho nu – é o chamando eclipse penumbral. O início do eclipse parcial será à 1h34, quando a Lua começa a ficar com um pontinho escuro e irá escurecer cada vez mais.

O início do eclipse total será às 2h41: a Lua adquire uma cor avermelhada (a chamada Lua de Sangue) durante toda a fase do eclipse total. A duração do eclipse será de 1h02 –  até as 3h43 a Lua vermelha ainda poderá ser vista. A partir desse horário, a Lua volta a ficar cada vez mais iluminada, até o final do eclipse parcial, que será às 4h51. O eclipse penumbral terminará às 5h48.

No mesmo dia 21, às 18h (Hora de Brasília), a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra, o perigeu. Por isso, a Lua Cheia da noite do dia 20 para 21 será visivelmente mais iluminada e com disco aparente maior, a chamada Superlua.

A pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, explica que o eclipse lunar “é quando a Lua passa pela sombra da Terra.  O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra”.

Para saber os instantes do eclipse para as localidades que não estão no fuso da Hora de Brasília, basta levar em conta o fuso. Com o horário de verão, o fuso de Brasília passa a ser -2. Para quem está no fuso de -3 horas, basta subtrair uma hora, para quem está no fuso de -4, basta subtrair 2 horas e para quem está no fuso de -5 basta subtrair 3 horas. Confira aqui a relação dos horários do eclipse em todo o Brasil.

Depois deste, o próximo eclipse total da Lua visível  no Brasil será em 2022.

Com informações do Observatório Nacional

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais