Ecos solicita à PMA maior atenção para a cultura

0

As Entidades Culturais Organizadas de Sergipe – Ecos – enviou esta semana, ao prefeito Marcelo Déda, um ofício solicitando uma maior prioridade para a questão cultural em Aracaju. A entidade ressalta que muitos foram os avanços da gestão do atual prefeito, mas que a cultura ainda não teve o espaço e a atenção devidos.

“Há um déficit visível no que tange à existência de uma ação cultural para a cidade.  A inércia tomou conta dessa área, provocando uma distância abismal que separa a experiência de Aracaju das demais capitais do nordeste”, afirma o documento.

A Ecos destaca que espera que, às vésperas do sesquicentenário de Aracaju, a cidade receba do prefeito eleito uma diretriz para uma política cultural que contemple os seguintes itens:

Descentralização das ações culturais, com realização de projetos que atendam a demanda dos bairros da cidade; Reinstalação do Conselho Municipal de Cultura, de forma paritaria e deliberativa; Operacionalização do Fundo Cultural de Aracaju – Fica; Reestruturação da Funcaju – Fundação de Cultura, Turismo e Esporte de Aracaju -, com adequação legal de seus documentos que permitam a captação de recursos através de fundos culturais e editais de patrocinadores; Regularização da documentação jurídica da Escola de Artes da Funcaju, para expedição de certificados de suas atividades, bem como planejamento pedagógico para as áreas de artes.

Além de, tratamento da Cultura enquanto política pública, de incentivo a mercado de trabalho e geração de renda; Realização de um memorial para cadastramento, restauração e tombamento do patrimônio cultural material e imaterial da cidade; Estruturação e preparação de quadro técnico da Funcaju, para atender a necessidade quanto à realização de projetos sociais em parceria com a arte; Continuidade de realização dos grandes eventos culturais de massa como ação paralela aos demais projetos da Funcaju; Fomento ao estudo, pesquisa e editoração; e Realização de encontros, festivais e outros que promovam a descoberta de novos talentos nas diversas áreas artísticas.

Mais informações da área no canal SERGIPE CULTURAL

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais