Em ato, moradores fecham acesso a São Cristóvão

Ato ocorreu na manhã desta quarta-feira, 12 (Foto: Portal Infonet)

O agente comunitário, Eri Santos

População reclama da falta de pavimentação de vias da cidade

Segundo comunidade, creche Neuza Oliveira Andrade está abandonada

Sujeira e mato grande ganham o cenário

Prédio está aberto e vem servindo de ponto de venda de drogas

O vereador Jeverton Pereira

A manhã desta quarta-feira, 12, foi marcada por protestos em São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju. Moradores bloquearam com pneus queimados um dos principais acessos a sede da cidade pela rodovia que dá acesso a BR 101. Eles reivindicam uma melhor administração da atual gestão do município.

“O protesto aqui é pela falta de gestão. Estamos sofrendo pela falta de segurança, falta de posto médico e medicamentos. O protesto também é pela falta de pavimentação de várias ruas. Não estamos aguentando mais esta situação. Estamos sofrendo até com a falta de água que é um problema constante”, o agente comunitário, Eri Santos.

De acordo com o motorista, José Augusto, a falta de pavimentação em algumas ruas do município é antiga e vêm causando uma série de transtornos a população. “Várias ruas do Alto da Divinéia estão sem pavimentação total desde quando iniciaram São Cristóvão. Nunca uma mudança foi feita. Estamos nos sentindo prejudicados já que no verão a poeira é grande e no inverno é a lama que incomoda”.

Ainda segundo José Augusto a falta de policiamento tem deixado a população bastante apreensiva. “Estamos com medo porque a criminalidade aqui em São Cristóvão está grande”, disse o motorista.

Creche abandonada

Como se não bastassem os problemas, uma creche abandonada tem tirado o sono da comunidade. Segundo o vereador Jeverton Pereira, a cerca de dois anos a creche Neuza Oliveira Andrade foi construída pelo Governo do Estado, porém até hoje o prédio não chegou a ser inaugurado. “Tem mais de dois anos que a creche está abandonada e ela nunca foi utilizada pela população. É um erro grave porque isso é um investimento perdido. O prédio foi construído e por questões políticas está fechado”, denuncia.

De acordo com a comunidade o local vem servindo de ponto de venda para usuários de drogas. A reportagem do Portal Infonet teve acesso à parte interior do prédio e constatou um verdadeiro descaso. Há muito lixo acumulado pelos corredores e várias portas e armários estão danificados.

Revoltado com a situação evidenciada, o vereador pretende acionar a justiça para resolver à problemática. “Estarei entrando com uma ação na justiça junto com o Ministério Público para resolver esse verdadeiro descaso desta obra que deveria ser utilizada no momento em que mais precisamos”.

Prefeitura de São Cristóvão

A reportagem do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação do município de São Cristóvão, porém não obteve êxito. O Portal continua a disposição do órgão para prestar esclarecimentos por meio dos contatos (79) 2106-8000 / por e-mail jornalismo@infonet.com.br.

PM/SE

Em entrevista ao Portal Infonet, o comandante da 1ª BPM, Gladston Oliveira informou que “semanalmente realizamos operações em conjunto com a polícia especializada, no combate a furto de veículos que ocorre com frequência na região. Focamos ainda com o apoio do Ciosp, principalmente em áreas onde os crimes ocorrem com maior frequência”.

Sedurb

Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a informação é de que "a creche  foi construída por meio do Programa Sergipe Cidades e após ser concluída no ano de 2012, como normalmente é feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, foi tentado oficializar a entrega para o prefeito que respondia pela gestão do município na época, mas o ex-prefeito se recusou a receber alegando não ter servidores disponíveis para lotar a creche e não ter como manter".

Ainda segundo a assessoria "no mês de fevereiro deste ano, em uma nova conversa com atual prefeita, Rivanda Batalha, em reunião na Sedurb com o atual secretário Carlos Melo, foi acordado que a Sedurb vai fazer a reposição do mobiliário e reparos por meio de um processo de licitação e logo após a Sedurb oficializará o termo de cessão da creche para o Município de São Cristovão".

Por Leonardo Dias e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais