Em menos de quatro dias, nova fuga é registrada na Usip

Oito internos fugiram na manhã deste sábado, 7 (Foto: arquivo Portal Infonet)

Na manhã deste sábado, 7, foi registrada mais uma fuga na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip). De acordo com informações da Polícia Militar e dos agentes de medidas socioeducativas, oito adolescentes das Alas 5 e 10 conseguiram fugir do local pulando muro e através de buracos.

Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança e de Medidas Socioeducativas (Sindasse), Sidney Guarani, as fugas são cada vez mais constantes porque unidades de internação de adolescentes não possuem condições adequadas de funcionamento. “Não existe a mínima condição. Muitas vezes são apenas três agentes para fazer a segurança durante as visitas. Os internos só estão lá porque querem”, comenta.

A última fuga foi registrada nesta terça-feira, 3, quando seis adolescentes da Ala 9 conseguiram fugir através de buracos cavados na parede.

A diretora de operações da Fundação Renascer, Maria Angélica, informou que a diretoria da Usip está no local par refazer a contagem dos internos e que a Polícia Militar já foi acionada para tentar reapreender os adolescentes que fugiram. Maria Angélica confirmou que há problemas na segurança em virtude do baixo efetivo de agentes, que muitas vezes se recuram a fazer hora extra aos finais de semana por temer problemas. "Em dias de visita, são no mínimo 100 pessoas e a gente precisa zelar pela vida dessas pessoas e dos funcionários. Estamos com um baixo efetivo e muitas vezes os funcionários não querem fazer hora extra porque é dia de problema, eles tem receio de trabalhar", explica. Ainda de acordo com ela, o novo presidente da fundação, Wellington Mangueira, buscará junto ao Governo do Estado medidas para resolver o problema do baixo efetivo e o pagamento de horas extras a esses funcionários.

A matéria foi alterada às 15h42 para acréscimo de informação enviada pela Fundação Renascer.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais