Na próxima segunda-feira, dia 19, a Embrapa Algodão estará lançando uma nova cultivar de amendoim, denominada BRS Havana. O evento acontece no auditório Luís Carlos de Medeiros, na sede da empresa, a partir das 9 horas e contará com a presença do chefe geral da Unidade, Robério Ferreira dos Santos, e do chefe de Pesquisa & Desenvolvimento, Luiz Paulo de Carvalho.
Durante o lançamento a pesquisadora Roseane Cavalcanti fará uma palestra para explicar como foi desenvolvida a cultivar, cuja pesquisa teve início na década de 90. Como forma de demonstrar a qualidade do novo tipo de amendoim, um café da manhã com receitas desenvolvidas na Cozinha Experimental da Embrapa, e produzidas com a variedade BRS Havana será servido aos presentes.
Segundo a Embrapa, o BRS Havana é fruto de um trabalho realizado pela equipe de melhoramento e tecnologia de alimentos da Embrapa Algodão. Seu objetivo é o de atender à demanda da indústria de alimentos por grãos de pele clara. A Embrapa esclarece que, além da boa aceitação pelo mercado consumidor, esse tipo de amendoim reduz o custo de beneficiamento do produto, pela não necessidade de despelicular o grão. Outra vantagem é que ele tem perfeita adaptação às condições climáticas do Nordeste.
“De coloração creme, a nova cultivar da Embrapa é tolerante à seca, tem um ciclo curto de apenas 90 dias e é altamente produtiva, alcançando até 1.800 quilos por hectare de vagens em condições de sequeiro”, explica Roseane. A variedade pode ainda ser cultivada praticamente livre de defensivos químicos, por ser tolerante às cercosporioses, principais doenças do amendoim.
Com relação ao valor nutricional, o novo amendoim se destaca por ser um produto que apresenta um baixo teor de óleo, não ultrapassando os 43%, e possui 47% de proteína na farinha desengordurada. O amendoim se destaca por seu alto valor nutricional. Suas sementes possuem vitamina E e complexo B, além de vários minerais como o potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, zinco e manganês, e de substâncias que proporcionam a redução do colesterol sanguíneo total.