Embrapa promove curso de paisagismo e artes florais

A Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical estão promovendo em Aracaju curso de  Arte e Criação de Arranjos Florais como também o curso de Paisagismo e Plantas Ornamentais. Os eventos, abertos a todos, vão acontecer no Hotel dos Coqueiros e no auditório da Embrapa, respectivamente, dia 19 de outubro próximo, das 8h às 12h.

O Curso de Arte e Criação de Arranjos Florais será ministrado pelo designer floral Nando, da Bahia, que possui um vasto currículo em trabalhos sofisticados com experiência em ornamentação de ambientes variados, desde resorts de luxo até feiras nacionais e internacionais.

“A característica mais interessante de Nando é o uso de materiais diferenciados e originais, como troncos de madeira, telas e os mais variados suportes em vidros e cerâmicas tropicais”, afirma a pesquisadora Fernanda Vidigal, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, coordenadora do curso.

“Sua especialidade são as flores e frutos tropicais, assim como o uso de folhagens variadas em seus arranjos”, complementa. Muitas das matérias primas utilizadas pelo designer Nando, como também de outros arranjos florais, são frutos de pesquisas realizadas pelas diversas unidades da Embrapa.

Paisagismo

Já o curso de Paisagismo e Plantas Ornamentais será ministrado pelo engenheiro agrônomo Antonino Campos de Lima, professor aposentado da UFS, especializado em botânica e paisagismo. Ele abordará estilos e elementos básicos de paisagismo, diversos extratos, gramas, relvas, forrações, plantas ornamentais herbáceas, arbustivas e arbóreas, trepadeiras, palmeiras tropicais e plantas aquáticas. No evento, ele pretende lançar o livro Glossário de Plantas Ornamentais Tropicais.

Os eventos estarão abertos a todos os  interessados ao preço de R$ 50, com direito a certificado.  Para  se  inscrever  mande um  e-mail  para  cbaracaju@cpatc.embrapa.br ou então ligue para os telefones 40091316 ou 40091344. As vagas são limitadas.

Congressos

Os cursos são decorrentes do 17º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais que acontece de 18 a 23 de outubro próximo e pretende reunir professores, pesquisadores, profissionais da área e interessados de todo país. No evento, várias unidades da Embrapa vão mostrar, através de uma vitrine tecnológica, o que estão pesquisando.

Paralelo a esse Congresso vai acontecer também no mesmo local e data, o 4º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas que abordará a produção de mudas de flores, frutas, verduras, plantas medicinais e florestais com a técnica de micropropagação ou clonagem rápida, além de outras aplicações. “O método, muito aplicado no laboratório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, propicia qualidade superior às mudas e diminui significativamente as doenças inerentes ao cultivo”, afirma a pesquisadora Ana Lédo, coordenadora dos dois Congressos que ocorrem na cidade, em outubro.

A cultura de tecidos de plantas é uma ferramenta utilizada tanto no melhoramento genético como na propagação de plantas, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento agrícola do país.

Além de abordar a arte floral e o paisagismo, os dois congressos vão oferecer aos seus participantes inscritos outros cursos como o Delineamentos Experimentais em Cultura de Tecidos, Criopreservação, Micropropagação de Fruteiras Nativas e Naturalizadas, Meios de Cultura, Critérios de Seleção de Espécies Nativas para a Floricultura, Produção e Cultivo de Orquídeas e Produção de Rosas para Exportação. Mais detalhes poderão ser obtidos no site http://www.cbaracaju.com.br/

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais