Termina no dia 2 de fevereiro o prazo para o emplacamento de veículos de tração animal que circulam em Aracaju. A partir dessa data, o trabalho de fiscalização da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) será intensificado nas ruas e, caso os condutores de carroça não tenham se adequado, estarão sujeitos às penalidades legais e poderão, inclusive, ser retirados de circulação. Modeo da placa que será usada nas carroças / Foto: SMTT
Para fazer o emplacamento, os condutores de tração animal devem se dirigir até o Centro de Educação para o Trânsito Seixas Dórea (Escola de Trânsito) durante o horário comercial, de preferência pela manhã. O procedimento é gratuito e não é preciso levar nenhum tipo de documentação.
Até o dia 2 de fevereiro, todos devem ter recebido a carteirinha de condutor, a placa e o certificado de conclusão do curso de direção defensiva – primeira etapa do processo do Programa de Condutores de Veículos de Tração Animal. De posse desses documentos é que os carroceiros cadastrados estarão devidamente habilitados a circular no município.
A lei n° 3502, de 26 de novembro de 2007, que regulamenta o exercício profissional dos condutores, criou o serviço de registro e fiscalização dos veículos de tração animal. A novidade está sendo colocada em prática e tem agradado os condutores que vêm essa iniciativa como uma nova oportunidade de adquirir mais respeito e circular com mais segurança no trânsito.
Respeito
Além da proteção aos condutores, os animais também receberão tratamento especial das equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que irão fiscalizar as condições de trabalho impostas a cavalos, burros etc. Informações sobre a entrega das placas podem ser obtidas na Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT (0xx79) 3179-1450.
Com informações da AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B