Empresários comprometem-se a pôr 100 novos ônibus em circulação

Reunião ocorreu na manhã de quarta, 14 (Foto: Portal Infonet)
Em uma situação inédita, os donos das oito empresas de ônibus que prestam serviço de transporte público em Aracaju foram à Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT) oferecer melhorias na estrutura do sistema. Eles assinaram documento, comprometendo-se a pôr 100 novos veículos em circulação até o mês de junho.

O superintendente Antônio Samarone comemorou a posição dos empresários. “A última vez que houve uma grande renovação da frota foi em 2001, com 67 novos ônibus. Agora teremos 100”, compara. Segundo ele, a estrutura precária de boa parte dos veículos em atividade é um dos dois grandes problemas atuais do transporte público de Aracaju.

Carta assinada pelos empresários (Clique para ampliar)
O problema número dois é o atraso da condução, conhecida como ‘queima de viagem’. Buscando amenizar o problema, as empresas também prometeram implantar um sistema de GPRS/GSM, já utilizada em algumas capitais, até abril. Ele irá monitorar o percurso realizado pelos motoristas, com o objetivo de evitar que os mesmos desviem da rota.

De acordo com os empresários presentes na reunião, o investimento previsto para a aquisição dos 100 novos veículos e do sistema de GPS gira em torno dos R$ 25 milhões. O valor do reajuste da tarifa de ônibus ainda não foi confirmado. Os empresários querem que ela passe a custar R$ 2,10 em maio, mas a prefeitura diz que ainda haverá negociação.

Por Glauco Vinícius e Carla Sousa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais