A regularização e fiscalização do tráfego de veículos de tração animal foi tema de audiência no Ministério Público Estadual (MPE), na manhã desta quinta-feira, 21. Com o emplacamento de 700 carroceiros pela Superintendência de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), a reunião discutiu a construção de ecopontos e currais comunitários para a colocação dos animais. Audiência discutiu regularização de carroças
A promotora Alessandra Pedral estipulou que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) terá 90 dias para definir os locais para instalação desses currais. Entretanto, o gerente de espaço público da empresa, Antonio Pereira, informa que “a Emsurb está enfrentando problemas para encontrar terrenos disponíveis para construir os ecopontos”.
Brincos
A utilização de brincos para identificação dos cavalos, que segundo os carroceiros provocou a morte de dois animais, também foi debatida na audiência. Antônio Pereira explicou que a morte destes animais não foi ocasionada pelo brinco. “Um dos cavalos morreu porque ao cair dentro de um canal foi retirado com por populares que o puxaram por uma corda no pescoço, ocasionando infecção”, esclarece.
A promotora Alessandra Pedral estabeleceu que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) deverá realizar junto aos carroceiros um trabalho de orientação acerca dos procedimentos necessários nos casos em que o animal apresentar problemas de saúde, por causa do brinco.