
Aracaju será, a partir da noite desta quinta-feira, 11 de dezembro, o centro das atenções da segurança pública nacional com a realização da primeira edição do Encontro Nacional dos Delegados de Polícia. Cerca de 200 delegados da Polícia Civil de todo o país participam do evento, que também contará com representantes da China e da Rússia. A programação tem início com a Assembleia Geral Extraordinária (AGE).
O congresso ocorre no dia seguinte, 12 de dezembro, e reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para debates sobre cooperação internacional, impactos dos BRICS na segurança pública e integração entre instituições.
As atividades começam às 8h, com credenciamento, seguido da cerimônia de abertura, das 9h às 9h50. Às 10h, o brasileiro Rodolfo Laterza ministra a palestra “Cooperação internacional nos BRICS”. Em seguida, às 10h40, a representante comercial da Rússia no Brasil, Daria Kurshinova, apresenta panorama sobre relações bilaterais. Às 11h, Alexey Pronichkin, chefe de Assuntos Internacionais do Comitê de TI e Comunicações do Governo de São Petersburgo, fala sobre inovação e segurança.
Às 11h30, o comandante Robinson Farinazzo conduz a palestra “O impacto dos BRICS para as instituições brasileiras”. O turno da manhã se encerra às 11h50.
A programação retorna às 14h, com a entrega da premiação do I Concurso Literário Nacional de Delegados de Polícia. Às 14h20, a professora Chen Gang, oficial da PPSUC, Universidade da Segurança Nacional do Povo da China, abre o ciclo da tarde. Às 15h, o também professor da instituição chinesa, Wang Xiaowei, realiza palestra técnica.
Às 15h40, o general Mikhail Krainov, do Ministério de Assuntos Internos da Rússia, apresenta análise sobre segurança pública e geopolítica. A programação segue com apresentações internas e, às 16h30, ocorre a entrega de homenagens e o encerramento oficial do encontro.
Fonte: Assessoria de Imprensa
