![]() |
Encontro orienta gestores municipais de Sergipe sobre o Pronatec (Foto: Edynah Mary/Inclusão) |
Gestores e executores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizam nesta terça-feira, 5, e quarta, 6, uma reunião orientada pelos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para planejar a continuidade do programa em Sergipe. A reunião acontece no Auditório 'Sergipe Mais Justo', situado na Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).
Durante a primeira visita à Aracaju os técnicos irão trabalhar com os novos secretários municipais de Assistência Social as ações já realizadas e as demais a serem implantadas em cada município. Representantes do Sistema S, responsável por ministrar as aulas, apresentaram os dados de 2012 e o planejamento de cursos para 2013.
Até o momento mais de 5,2 mil pessoas se matricularam nos mais de 100 cursos profissionalizantes ofertados pelo Pronatec em 50 municípios sergipanos. Além deste programa, na ocasião também foi apresentado aos gestores municipais o Acessuas/Trabalho, que tem o objetivo de promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho por meio de ações articuladas e mobilização social.
“O Pronatec tem um significado muito grande para nosso estado. Termos hoje a presença do MDS é muito bom, pois sabemos como é importante o Governo Federal acompanhar de perto os programas que são executados nos municípios, conhecendo as dificuldades de cada local e ouvindo as demandas para aperfeiçoar ainda mais o trabalho”, destacou a secretária de Estado da Inclusão Social,Eliane Aquino.
O Governo do Estado, através da Seides, já possui um programa de qualificação profissional chamado Novos Rumos. “Já qualificamos 12 mil pessoas através de convênios com o Sistema S. Com chegada do Pronatec, passamos a rever o foco do Novos Rumos, e queremos que um maior número de pessoas entrem no Pronatec, queremos nossa população cada vez mais qualificada para ocupar os espaços que estão se abrindo com a atração de novos investimentos trazidos a Sergipe com o esforço do Governo do Estado", resumiu Aquino.
O representante do MDS, Sérgio Lima de Oliveira, assessor técnico representando a Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza, apresentou o Pronatec aos municípios. “Esta é uma forma de fortalecer os entes federativos, já que a renovação nas gestões municipais chegou a cerca de 72% no Brasil.Fechamos em 2012, com o Pronatec, mais de 267 mil matrículas no Brasil. Queremos continuar crescendo em 2013”, ressaltou.
As orientações sobre o Acessuas/Trabalho foram dadas por Sandra Silva, assessora técnica da Coordenação Nacional do Programa. “Os 27 estados brasileiros já aderiram ao Acessuas. Ano passado 325 municípios estavam dentro dos critérios de elegibilidade e 292 receberam recursos do Acessuas/Trabalho. Esse ano nossa meta é abranger 680 municípios. Para o município ser beneficiado precisa seguir alguns procedimentos como estar inserido no Pronatec, possuir CRAS em funcionamento e gestão básica ou plena do Suas”.
Presenças
Participaram da reunião que continua até esta quarta, 6, Maria Luci Silva, secretária adjunta da Inclusão Social; Rodrigo Castelli, diretor de Qualificação Profissional da Setrab; Sudanês Pereira, diretora do departamento técnico da Secretaria da Sedetec; Deise Prado, gerente da Divisão de Educação Profissional do Senac; Melquíades Freitas, coordenador do Programa Novos Rumos (DRC/Seides); Maria das Graças Trindade, coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat; e José Wolney Filho, gerente de relações de Mercado do Senai.
Fonte: Seides
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B