Encontro Regional de Jornalistas do NE acontece de 19 a 21 deste mês

Evento reunirá grandes nomes do jornalismo progressista brasileiro e do ensino e da pesquisa em comunicação (Foto: Sindicato dos Jornalistas no Ceará)

Os Sindicatos de Jornalistas Profissionais de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Luís (MA) e Sergipe se uniram para realizar, de 19 a 21 de novembro, o I Encontro Regional de Jornalistas do Nordeste. O evento pioneiro, que reunirá todos os nove estados nordestinos, será totalmente virtual e tem como tema “Jornalismo na Linha de Frente – O trabalho do jornalista em tempos de pandemia, desinformação e plataformização”. As inscrições podem acontecer pelo link.

O Encontro foi planejado após convite do Sindicato do Ceará, que já preparava o XI Congresso dos Jornalistas do estado. Levando em consideração o caráter online e a possibilidade de reunir os operários da notícia de toda a região, que têm realidades muito similares, foi dialogada a construção de uma atividade que juntasse todo o Nordeste. A expectativa dos organizadores é reunir 300 participantes, entre jornalistas, estudantes e professores de Jornalismo, além de dirigentes sindicais e profissionais de outras áreas.

Entre os convidados já confirmados, profissionais consagrados como Joaquim de Carvalho, jornalista investigativo e produtor do documentário fenômeno de público, com 1,5 milhão de visualizações, “Bolsonaro e Adélio – Uma fakeada no coração do Brasil”, e Jana Sá, repórter na Agência de Notícias Saiba Mais (RN), pesquisadores e professores do campo da comunicação, como Roseli Fígaro, da Universidade de São Paulo (USP), Rafael Grohmann, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Helena Martins e Rafael Rodrigues, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC), e lutadores da luta sindical da categoria, como a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga.

Ato político marcará abertura

A abertura começa às 19h, com a presença da presidenta da FENAJ, dos presidentes dos sindicatos de jornalistas da Região Nordeste, lideranças populares e autoridades do campo progressista, que farão um grande ato político em defesa da Democracia, do jornalismo e dos direitos dos jornalistas.

O evento já se configura como maior fórum de discussão do campo progressista no ramo da Comunicação, com nomes que defendem a democratização dos meios de comunicação de massa, os direitos trabalhistas e a ética no exercício profissional do Jornalismo.

“Vivemos o período mais desafiador de nossa história, com a pandemia, desinformação em massa, movimentos que tentam descredibilizar a imprensa, as antirreformas que precarizam as relações de trabalho e a crise de modelo de negócios tradicionais do jornalismo. Por estes e outros motivos, precisamos nos reunir, debater a conjuntura em que vivemos, observar os bons exemplos e reforçar a nossa resistência. É hora, mais do que nunca, de fortalecer o jornalismo e os jornalistas”, destaca Rafael Mesquita, presidente do Sindicato do Ceará.

Inscreva-se

O valor é de inscrição é R$ 20,00, para jornalistas sindicalizados em dia, estudantes e aposentados. Demais participantes, pagam R$ 40,00. A taxa inclui acesso a todo o programa do evento, que conta com uma conferência de abertura, quatro painéis e uma plenária final, na qual será apresentado, debatido e aprovado o plano de lutas dos jornalistas nordestinos.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/7G8uzu8A11WqU7q67.

Confira aqui a programação

Fonte:  Sindicato dos Jornalistas no Ceará

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais