Hoje, dia 17 de junho, às 18 horas, o governador João Alves Filho estará realizando a inauguração de mais uma atração da Orla de Atalaia. Trata-se do “Espaço de Convivência Cultural”. Localizado próximo aos arcos da Orla de Atalaia, a iniciativa tem como objetivo promover o resgate cultural no Estado. De acordo com a professora e historiadora Aglaé Fontes, organizadora do espaço, há algum tempo um trabalho cuidadoso de estudos está sendo realizado.
A solenidade de lançamento do espaço deve contar com a participação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros e de um trio de forró pé de serra. Além disso, na mesma ocasião estarão sendo inauguradas também as esculturas dos intelectuais e escritores sergipanos Sylvio Romero e Tobias Barreto, e sendo entregues os prêmios aos vencedores do concurso “Grandes Escritores Sergipanos”. As obras de arte são assinadas pelo artista carioca Otto Dumovich, que tem em seu currículo a confecção de esculturas de Pixinguinha, Braguinha, Cartola e Tom Jobim, localizadas no Rio de Janeiro.
O governado explicou que a idéia surgiu a partir de um trabalho que ele viu em Portugal. “Me inspirei em algo parecido que vi em Portugal. Lá ele fizeram um trabalho como esse, só que com a figura de um grande poeta de lá: Fernando Pessoa. O projeto tem várias personalidades sergipanas, mas hoje vamos inaugurar as estátuas de bronze de Sylvio Romero e Tobias Barreto. Em agosto devemos inaugurar Inácio Barbosa. Esse trabalho deu mais trabalho, pois não temos registro fotográficos dele”, comentou o governador do Estado.
Alves falou ainda sobre o concurso. “A realização do Concurso nas escolas públicas foi uma iniciativa para movimentar e mobilizar nossos estudantes. Além disso, foi importante para que eles aprendessem sobre nossa histórias e as nossas personalidades. Poucos Estados tiveram a oportunidade de contar com a presença de um homem como Tobias Barreto. Dividimos o concurso e Silvio Romero ficou com o ensino fundamental e Tobias Barreto com o ensino médio. Cada ganhador receberá um computador”, explicou o João Alves.
De acordo com Aglaé Alencar, o resultado do concurso realizado pela Secretaria de Estado da Educação acabou sendo uma grande surpresa, pois todas as dissertações vencedoras são de estudantes de escolas do interior do Estado a exemplo de Itabi, Itabaiana e Malhada dos Bois. Por fim, ela acrescentou que este fato significa que os alunos dos municípios sergipanos mostraram que também estão preparados para desafios.