Esposa do ex-presidente do Conselho Federal é solta

Ambos foram presos na segunda pela Polícia Federal (Foto: Arquivo Infonet)

A esposa do ex-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Gilberto Linhares, foi solta nessa última terça-feira, 23, após uma audiência na Vara de Execuções Penais com o juiz Hélio Mesquita.

Hortência Linhares que já atuou na presidência do Conselho Regional de Enfermagem em Sergipe (Coren/SE)  foi presa na segunda-feira, 22, com o esposo Gilberto Linhares, em cumprimento aos mandados de prisão expedidos pela 6ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

O advogado de defesa do casal, Emanuel Cacho, diz que Gilberto pegou pena de seis anos em regime fechado, mas que já existe um recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que ele seja solto em um prazo de 30 dias.

Entenda

Gilberto Linhares foi preso pela Polícia Federal em 2005 acusado de comandar um esquema de corrupção que teria desviado R$ 50 milhões do Cofen. Na época, gestores dos conselhos de vários estados, entre eles, Hortência Linhares (que presidia o Coren/SE), foram acusados de integrar a quadrilha. Depois de várias tentativas, ele ganhou o direito de ficar em liberdade até o julgamento do processo. Seu registro profissional foi cassado.

Em 2010, Hortência Linhares e outras pessoas que exerceram cargos na direção do Coren foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF/SE) por diversos crimes, entre os quais dispensa indevida de licitação, peculato e ordenação de despesas não autorizadas.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais