Esquistossomose, endemia mundial

A esquistossomose é a segunda maior endemia mundial, só perde para a malária. A região Nordeste detém os maiores índices de incidência no Brasil. Transmitida por um caramujo, praticamente inofensivo, que gosta de águas cristalinas, com pouca velocidade. A afirmação é da professora Maria Emilia Bavia, do Departamento de Medicina e prevenção da Universidade Federal da Bahia.

 

Maria Emília é pesquisadora, autora de vários livros ligados ao tema medicina e saúde e pós-doutora pela Nasa em uso de tecnologias espaciais para controle de doenças. A pesquisadora disse que, no caso da dengue, a proliferação do mosquito vetor em águas estagnadas serve como exemplo para mostrar a necessidade de equilíbrio entre o meio ambiente e os seus integrantes naturais.

 

“Todos estes insetos necessitam estar em equilíbrio com a natureza para que não venham a causar problemas para o homem. Qualquer alteração ambiental resulta em proliferação das espécies e conseqüente disseminação da doença”, afirmou.

 

Por Ivan Valença


Mais informações da área no canal SAÚDE SERGIPE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais