O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Sergipe já concluiu todo levantamento de informações dos recursos florestais para a composição do seu Inventário Florestal. Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, os 177 pontos amostrais que fazem parte do processo de verificação das áreas estabelecidas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), já foram executados, sendo que o último aglomerado para este processo foi realizado na cidade de Lagarto durante essa semana.
“Nosso Estado vive hoje um marco na história do Sistema Estadual de Meio Ambiente. A conclusão do Inventário Florestal mostra o esforço que o Governo do Estado está fazendo na área ambiental, uma vez que Sergipe é o quinto Estado do país que mais investe em meio ambiente. Com essa nova ferramenta de gestão juntamente com as outras a exemplo do Plano Estadual de Recursos Hídricos, das Bacias Hidrográficas, dos Resíduos Sólidos, Estadual de Florestas e as leis de proteção ambiental podemos afirmar que este governo terá toda base institucional para estabelecer seu desenvolvimento sustentável eficaz”, disse Nunes.
O secretário enfatizou ainda sobre a importância que o inventário irá trazer para todo Estado. “O Inventário Florestal vai nos dizer exatamente o quanto temos de vegetação nativa, vegetação exótica, quais são as áreas ocupadas pela agricultura, qual a possibilidade que temos para construir corredores ecológicos, além de fomentar e aprimorar a implementação de políticas públicas para a conservação das florestas sergipanas. Outro marco que esse instrumento de gestão fará é gerar informações sobre a quantidade e a qualidade das florestas em Sergipe, tendo o objetivo de acarretar como a população se relaciona com esse recurso natural”, afirmou Genival, comentando ainda que o Governo do Estado investiu, em média, um milhão de reais para sua execução.
Revela que Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte e o sul da Bahia estão terminando seus levantamentos de campo. “Até agora o único Estado que finalizou seu inventário foi Santa Catarina”, afirmou.
Outra novidade dita pelo secretário em relação ao Inventário Florestal de Sergipe é que no próximo mês será realizado um seminário em que serão apresentados todos os resultados do levantamento. Afirmou ainda que logo após a sua homologação, as informações contidas na ferramenta farão parte de um livro, a qual irá engrandecer as bibliotecas facilitando assim as vidas dos pesquisadores sergipanos.
Processo
O Inventário Florestal está sendo executado desde o mês de fevereiro por técnicos da Flora Nativa, empresa contrata pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio de processo de licitação.
Referente ao processo do levantamento de dados para o instrumento o supervisor do Inventário Florestal de Sergipe, Danivio Batista Carvalho, apontou que poucas vezes a equipe encontrou dificuldade em relação ao acesso dos locais. “Em cada ponto nossas equipes realizaram um trabalho biofísico da área em que adquiriram informações como número, altura, diâmetro e espécies de árvores, tipo de solo, estoque de carbono e biomassa”, disse.
Comentou ainda que a população sergipana contribuiu bastante para a execução dos trabalhos. “Quando nossas equipes estavam realizando pesquisa socioambiental para conhecer a relação dos habitantes locais com a floresta, percebemos que os mesmos estavam preocupados com a situação das áreas. Por muitas das vezes eles deram exemplos de como a área era antes e como encontra-se agora, sendo isso um fator bastante significativo”, citou Danivio, apontando que a população esteve disposta a contribuir na conservação e preservação do meio ambiente.
Fonte: Ascom Semarh
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B