As discussões em torno da Criação do Plano da Bacia Hidrográfica dos rios Sergipe, Piauí e Japaratuba já foram iniciadas nos municípios sergipanos. Na manhã desta quarta-feira, 2, no município de Estância, foi dado prosseguimento aos trabalhos com a realização de mais oficina preparatória para levantamento dos diagnósticos de bacias. Desta feita o diagnóstico a ser discutido é o da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí. Legenda
A oficina para levantamento de diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba ocorreu nessa última terça-feira, 1º, no município de Capela. Já nesta quarta-feira, em Estância, o levantamento do diagnóstico atual da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí começou bastante motivado. Diversas secretarias do Estado e dos 15 municípios que compõe a bacia, além de integrantes do comitê da bacia do Piauí, se mostraram empenhados em contribuir com a segunda etapa do processo que desencadeará na formação do Plano Estadual de Bacias, o diagnóstico das bacias.
As oficinas estão sendo realizadas em um dos municípios que é composto por cada uma das bacias. Para o prefeito da cidade de Estância, Ivan Leite, cujo município integra a bacia do Piauí, o evento será de fundamental importância para a gestão das águas do Estado e da população do município que governa. “É preciso desenvolver e integrar o uso e a proteção das águas de maneira estável. Os estudos devem ser detalhados, com fins humanos e industriais, garantindo o respeito ao meio ambiente”, comenta o prefeito. Legenda
De acordo com o diretor de planejamento e coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos(SRH/Semarh), Pedro de Araújo Lessa, que é o coordenador do plano de bacias do Estado, a partir do diagnóstico pleno da situação real da bacia do Piauí haverá ainda em cada município sede a formação de consulta pública para demonstrativo de dados.
Fases
O processo de criação do plano estadual de bacias hidrográficas está dividido em quatro fases: a preparatória, a de levantamento de diagnóstico, a de prognóstico e por fim a de construção de diretrizes. “Estamos hoje aqui desenvolvendo a segunda fase, a qual daremos ainda prosseguimento com a realização de consulta pública. Será um momento de referendado. Todos as informações colhidas em diagnóstico serão expostas durante consulta, onde estarão presentes todos os envolvidos com a preparação do diagnóstico”,explicou ainda o coordenador Pedro Lessa.
Calendário
A próxima oficina ocorrerá nesta quinta-feira,3, quando será traçado o diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. O diagnóstico será realizado no Campus da UFS, no município de Itabaiana.
A consulta pública para demonstrativo de diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba ocorrerá no município de Nossa Senhora das Dores, no dia 17 de dezembro, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí acontecerá no município de Lagarto, dia 16 dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Já a consulta pública para referendo de diagnóstico da Bacia do rio Sergipe será em Nossa Senhora da Glória, dia 15, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Integrantes
Da coordenação geral da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participam do processo de criação do Plano Estadual de Bacias Hidrográficas diversas secretárias do Estado, dos municípios que compõem cada uma das bacias, ong’s e os componentes dos comitês de bacias hidrográficas.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B