Retomada gradual da economia em Sergipe começa no dia 23 de junho

Governador Belivaldo Chagas anunciou plano de retomada gradual da economia (Foto: Mário Sousa/ASN)

O governador Belivaldo Chagas anunciou nesta segunda-feira, 15, a deflagração do plano de retomada gradual da economia em Sergipe. Conforme o novo decreto, as ações serão efetivamente executadas a partir do dia 23 de junho, porém algumas atividades já poderão ser restabelecidas a partir desta quinta-feira, 18.

De acordo com o governador Belivaldo Chagas, o plano de reabertura gradual da economia será dividido nas fases laranja, amarela e verde, e terá ao final um momento chamado de atividades especiais, que incluem as atividades educacionais, de lazer e entretenimento. “A previsão é que a gente tenha a partir do dia 23 a retomada da economia em seis semanas. Isso se tudo ocorrer bem, mas se houver necessidade, vamos ampliar. Também vamos levar em consideração todas as etapas, as divisões de todos os setores e as ações próprias discutidas com o Comitê Técnico. Sempre levando em consideração também o risco sanitário, que inclui aglomeração de pessoas e as características de contágio”, explica.

O governador Belivaldo Chagas destacou que a execução do plano de retomada depende em grande parte do comportamento da população. “A possibilidade de cumprir esse plano do jeito que está posto, de fazer com que seja mais curto ou demora, está sob responsabilidade da população. Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos de mais compreensão da população no que fiz respeito ao isolamento social e uso de máscaras”, explica.

Funcionamento a partir do dia 18

Conforme anunciado pelo governador Belivaldo Chagas, estão autorizados a funcionar a partir desta quinta-feira, 18, as seguintes atividades: concessionárias de veículos; imobiliárias e similares; comércio de eletrodomésticos, eletrônicos, elétricos, comunicação, informática, equipamentos de áudio e vídeo; comércio de móveis e colchoaria; escritórios de engenharia e arquitetura;

“Em relação os escritórios de engenharia e arquitetura, o horário é normal. Para os demais, o funcionamento deve ser entre 9h e 16h para que a gente evite mais pessoas no transporte público. Neste caso, o horário é válido para Aracaju. Nos demais municípios, o funcionamento é em horário normal”, explica o governador.

Fases da abertura gradual

A primeira fase do plano denominada de ‘Bandeira Laranja’ inicia na próxima terça-feira com abertura das seguintes atividades: demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagens e etc); clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; comércio (alguns setores); operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal; e templos e atividades religiosas (30%).

A segunda fase é a ‘Bandeira Amarela’ permite a abertura de Administração Pública não essencial (50%); comércio (demais setores); restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares, bares e afins para consumo no local (50%); shoppings, galerias e centros comerciais (50% da capacidade); e templos e atividades religiosas (50%).

A terceira fase– Bandeira Verde – permite o funcionamento de academias de ginásticas, de qualquer modalidade, e atividades físicas em geral; administração pública não essencial (100%); empresas e serviços de call-centers; clubes sociais, esportivos e similares; praias, orlas, parques e praças públicas; restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares, bares e afins para consumo no local (100%); shoppings, galerias e centro comerciais (100% da capacidade); e templos e atividades religiosas (100%).

A última fase chamada de atividades especiais – cuja liberação dependerá de análises – inclui o funcionamento de atividades educacionais em universidades, faculdades, escolas, e creches, públicas ou privadas; eventos de lazer coletivos, como desporto em estádios, ginásios, corridas e shows; e atividades de teatro, cinema, casas noturnas, boates e similares.

Mudança de fases

De acordo com o Governo de Sergipe, para a fase atual evoluir para 1ª Fase deverá haver uma taxa de ocupação de UTI menor ou igual 70%. Após o período de 14 dias, deve-se chegar a 2ª Fase (bandeira amarela), quando a taxa de UTI precisa ser menor ou igual a 60%. Estima-se, 14 dias depois, passar para a 3ª Fase do plano (bandeira verde), com uma taxa de ocupação de UTI menor ou igual a 50%. Sempre intercalando as fases com reuniões de avaliação do Comitê Gestor, nas quais serão detalhados os indicadores: média da taxa de ocupação UTIS de Covid-19; pacientes confirmados em leitos de UTI de Covid-19; incidência de novos casos confirmados; número de óbitos e outros indicadores complementares.

Por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais