Evento traz à tona a questão da cidadania da população negra

Participantes discutem, durante café da manhã, as estratégias do Projeto
Na manhã desta quarta-feira, em um café da manhã com a Imprensa no Hotel Aquariu´s, foi apresentada a programação do “Projeto Sergipe Igual para Todos”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Sociedade Semear, Coordenação Estadual de Entidades Negras – Conen – e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal – Seppir.

 

A apresentação do Projeto contou com as participações de: Ana Lúcia Menezes, deputada estadual; do jornalista Nilson Socorro – representando a Delegacia Regional do Trabalho -; Carlos Britto Aragão, diretor da Sociedade Semear; Robson Anselmo, membro da Saci e autor da cartilha que traz as diretrizes do evento; Pedro Neto, coordenador do Movimento Negro em Sergipe e Antônio Góes, presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores – CUT.

 

Segundo os organizadores, o objetivo do “Projeto Sergipe Igual para Todos” é estimular a consciência coletiva, capacitar a comunidade para a análise e avaliação de políticas de ação afirmativa vinculadas à questão racial, discutir caminhos e propor ações de inclusão social de afro-descendentes no Estado de Sergipe. Cinco municípios deverão ser beneficiados, inicialmente, com as ações do projeto: Laranjeiras, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Porto da Folha e Nossa Senhora do Socorro.

 

Na primeira fase, 350 agentes multiplicadores estarão recebendo treinamento, através das “Oficinas de Multiplicação de Ações Afirmativas”. Na próxima semana, dias 5, 6 e 7 de novembro, acontece uma das oficinas na Casa Operária, em Laranjeiras. Logo depois – de 12 a 14 de novembro – o treinamento será realizado no município de Porto da Folha, no povoado Mucambo. Nos dias 17 e 18 de novembro, no Palácio de Justiça, acontece a abertura, às 18 horas, do “Seminário de Ações Afirmativas”.

 

O evento culmina com a Marcha da Consciência Negra, cuja concentração está marcada para as 14 horas, na Praça da Bandeira. Para Pedro Neto, o projeto está sendo instalado de forma mais planejada e deve resultar em ações perenes. “Em vez de uma bola de neve, que sai destruindo tudo que está no seu caminho, comparo este projeto a uma duna, algo que se fortalece e cresce com o tempo, de forma progressiva. Esperamos que as ações afirmativas, incutidas nestes multiplicadores e passadas por estes às suas comunidades, comecem a fazer a diferença na qualidade de vida das populações afro-descentes”, destaca. Informações sobre o Projeto podem ser obtidas através dos telefones: (0xx79) 8101-1942 ou 214-5800.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais