Ex-alunos da UFS ganham entidade representativa

Professores esperam para assinar convênio
A Universidade Federal de Sergipe começou relativamente pequena. Há 37 anos, era criada a Fundação Universidade Federal de Sergipe, em 28 de fevereiro de 1967, pelo Decreto-Lei n. 269 e instalada em 15 de maio de 1968. Dos dez cursos iniciais, administrados por cinco faculdades e cinco institutos, surge a UFS, hoje, com quatro centros acadêmicos que coordenam, 26 departamentos e 103 cursos.

 

Tamanho crescimento veio junto com uma explosão do número de alunos: de 638, no ano da sua criação, para 12.181 até a presente data, isso sem falar nos estudantes egressos, que desempenham suas profissões em vários locais do Brasil. Pensando nesses estudantes, formados pela universidade, e naqueles que, mesmo não tendo passado pelos bancos da UFS, mas nutrem admiração pela instituição, é que acabou de ser criada a Sociedade dos Amigos e Ex-Alunos da Universidade Federal de Sergipe (Soufs).

 

Jorge Santana
Hoje pela manhã, o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, assinou um convênio com Jorge Santana, escolhido como presidente da Soufs. Além de gestor da nova entidade, Jorge já está a frente da Associação Comercial de Sergipe (ACS).  Além deles, esteve o professor Francisco Sandro Rodrigues, pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest).

 

De acordo com Sandro, espera-se que o órgão seja uma espécie de canal entre a universidade e a sociedade sergipana. Além disso, ele explicou que esta é uma tendência em várias Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, a de serem criadas entidades civis que buscam contribuir para o crescimento do estabelecimento de ensino.

 

E como esta contribuição pode ser feita? Jorge explica que das mais diversas maneiras. Uma delas é através de doações, de apoio administrativo, da criação de campanhas, enfim, de tudo aquilo o que for possível fazer pela UFS. “Funciona da seguinte maneira: a universidade envia à Soufs a sua demanda e, a partir daí, nos mobilizamos para tentar prover essas necessidades”, conta o presidente.

 

Francisco Sandro
Uma das atuais necessidades, citadas pelo gestor, foi a da criação de mais residências universitárias para os alunos que não possuem moradia na capital ou na região metropolitana. O convenio assinado hoje, na Sala dos Conselhos, na Reitoria da instituição, visa solucionar esses e outros problemas.

 

“Quem estiver interessado em contribuir deve acessar nosso site, que deve estar entrando no ar em cerca de dez dias. Outra forma de se associar é ligando para o número (0xx79) 3212-6409. Lembro apenas que, para ser sócio, o interessado não precisa ser ex-aluno da UFS, apenas se considerar amigo”, explicou Jorge.

 

O associado paga uma contribuição mensal de R$ 20,00, se for pessoa física; e a partir de R$ 50,00, se for pessoa jurídica. Além da taxa, o associado pode ainda contribuir de outras formas para a Soufs. “Acredito que a iniciativa de se criar a sociedade demonstra que o povo sergipano mantém o interesse em se aproximar e apoiar a UFS”, conclui o presidente e também ex-aluno da IES.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais