Ex-comandante da PM é condenado

Julgamento aconteceu no Fórum Gumercindo Bessa
O ex-comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Hélio Silva, foi condenado no início da tarde desta terça-feira, 7 em julgamento no Fórum Gumersindo Bessa, a quatro anos e nove meses em regime semiaberto. Ele é acusado de ter recebido 37 diárias em fevereiro de 2008, correspondente à época a R$ 130 mil reais. A sentença foi assinada pelo juiz Diógenes Barreto.

Votaram a favor da condenação do coronel Hélio Silva, os coronéis da Polícia Militar de Sergipe, Albino Brito e Genário dos Santos João e contra, os coronéis Aguinaldo Ramos e Carlos Magno Ornelas.  Coube ao juiz Diógenes Barreto, o desempate que culminou na condenação.

O advogado do coronel Hélio Silva, José Carlos Cruz comentou no final desta tarde, o resultado. “A pena foi injusta porque houve o recolhimento dessas diárias aos cofres do tesouro estadual. E se houve recolhimento, não houve apropriação indevida por parte do meu cliente”, entende o advogado de defesa acrescentando que irá recorrer da decisão judicial.

Ajuda de custo

José Carlos Cruz explicou que o processo foi baseado em ajuda de custo para os policiais militares que trabalharam no Pré-Caju e no Carnaval de 1998. “Algumas dessas ajudas foram transformadas em diárias, ou seja, o valor da ajuda de custo foi dividido pelo número de diárias. Em fevereiro de 98, foram pagas 28 diárias de pousada e 37 de alimentação. Somaram 28 com 37 e alegaram como poderia ter recebido 65 num mês em que só tem 28 dias”, ressalta.

Afirmando que as diárias da polícia civil são diferentes da PM, o advogado disse que em 1999, o coronel Hélio Silva recolheu ao tesouro do estado, o valor das diárias que havia recebido a mais e o documento que prova esse recolhimento se refere de janeiro a outubro de 98. 

“Se no documento mostrasse referência somente ao mês de fevereiro, ele não teria sido condenado. Existe o comprovante de recolhimento do valor, mas o ofício ficou no Tribunal de Contas, não veio para os autos. Foi uma falha cometida pela própria justiça”, enfatiza José Carlos Cruz.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais