Falta de água: promotor recomenda suspensão do Carnatobias

Fornecimento de água em Tobias Barreto está contando com auxílio de caminhões-pipa (Foto: arquivo ASN)

O promotor Paulo José recomendou à Prefeitura de Tobias Barreto o cancelamento do Carnatobias, prévia carnavalesca que é tradicional na região. A recomendação é motivada pelos problemas no abastecimento de água no município.

“A recomendação foi motivada pelo colapso do abastecimento de água na região. A situação é crítica e as pessoas estão sendo abastecidas por meio de rodízio e carros pipas. Não achamos conveniente e prudente, nesse momento de crise e sem o fornecimento de água regular, autorizar uma festa em que viriam 15 mil pessoas”, explica o promotor.

Ainda de acordo com o promotor Paulo José, a única situação que poderia reverter a decisão de cancelar a festa seria o aumento do volume da barragem do Jabeberi. “O que poderia reverter a situação, seria a ocorrência de chuvas fortes que fizessem a barragem do Jabeberi sair do volume morto para o mínimo”, explica.

O promotor acrescentou que houve reuniões com a Prefeitura de Tobias Barreto e que a Procuradoria do Município já se pronunciou, informando que o prefeito Diógenes Almeida acatou a recomendação do Ministério Público.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tobias Barreto disse que o município discutiu o assunto com o Ministério Público e foi notificado da recomendação, mas somente se manifestará oficialmente sobre o cancelamento da festa nesta quinta-feira, 16.

Entenda o caso

A estiagem provocou a queda no volume de água na barragem de Jabeberi, principal fonte de abastecimento da cidade. O fornecimento de água será reforçado por meio de caminhões pipa. Paralelamente, o Governo de Sergipe está realizando obras para trazer água do povoado Catu Grande, no município de Itapicuru, na Bahia, através de poços artesianos, até Tobias Barreto. As obras devem terminar no fim de janeiro. A Deso irá fazer um rodízio de manobra, dividindo o município em três setores. A adutora de Itapicuru terá 1/3 da capacidade do que é produzido hoje na barragem de Tobias Barreto.

por Verlane Estácio

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais