Família diz que afastamento de Dom João se deu por questões de saúde

(Foto: Arquidiocese Metropolitana de Aracaju)

O afastamento do frade carmelita Dom João José Costa do cargo de Arcebispo Metropolitano de Aracaju se deu por causa de problemas de saúde. A informação foi divulgada pela família em pronunciamento publicado na rede sociais da Arquidiocese de Aracaju, nesta quinta-feira, 20.

Segundo o sobrinho do frade,  Mário Jorge, dom João tem apresentado um quadro de uma doença neurológica progressiva e, por isso, precisou se afastar o cargo, mesmo contra a sua vontade.

“Precocemente, a gente sabe que é uma doença similar ao Alzheimer e precisa ser cuidada o quanto antes. Não é de hoje que ele vem em tratamento neurológico, mas a gente precisa ser caridoso neste momento. Peço oração de todos e quero deixar o mais claro possível: não existe nada além”, explicou o sobrinho.

Mário disse ainda que o frade às vezes tem condições de dá entrevista, mas em outros momentos não, devido aos lapsos de esquecimento. O quadro de dom João é irreversível.

Dom Vitor Agnaldo de Menezes, bispo de Propriá e administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju, afirmou que a Arquidiocese tem dado toda assistência necessária para a manutenção da saúde de dom João e ressaltou o quanto o frade é querido por ele, pelos fieis e por toda arquidiocese.

Entenda

Nessa quarta-feira, 19, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou que o frade carmelita dom João José Costa, que está à frente da arquidiocese sergipana desde 2017, renunciou ao cargo de Arcebispo Metropolitano de Aracaju e que o Papa Francisco acolheu o seu pedido.

No mesmo dia, a Arquidiocese Metropolitana de Aracaju divulgou a carta de renúncia escrita pelo frade. Na carta, o frade agradece a todos, reconhece suas limitações e renuncia ao cargo.

“Neste momento de minha vida, consciente das minhas limitações e vulnerabilidades, diante da fadiga que me impõe o ministério, sem fugir às minhas responsabilidades, em atitude de escuta e acatamento obediente da vontade do Senhor e da Igreja, coloquei nas mãos do Santo Padre a minha missão como bispo e o caminho pastoral de nossa querida Arquidiocese. Compreendo que esta decisão, amadurecida não sem sofrimento, seja para o meu bem e para o proveito comum de nossa igreja particular, neste momento singular de sua história”, diz parte da carta.

No texto, dom João pede compreensão de todos.

Biografia

Dom João José Costa é natural do município de Lagarto, nasceu no dia 24 de junho de 1958. Ingressou na Ordem do Carmo em 1985 e fez os primeiros votos em 1986. Em 1988 fez seus votos perpétuos. Concluiu os estudos filosóficos em Brasília no Seminário Nossa Senhora de Fátima e iniciou os estudos Teológicos em São Paulo no Instituto Teológico de Estudos Superiores (ITESP), concluindo-os em Recife, no Instituto Franciscano de Olinda (IFTO). É Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, em Sobral.

Por Luana Maria e Verlane Estácio 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais