Famílias convivem com lixo e esgoto no bairro Rosa Elze

Lixo está acumulado há dois meses, de acordo com moradores (Fotos: Portal Infonet

Há mais de dois meses o caminhão de coleta de lixo deixou de passar nas ruas do Residencial Nosso Lar, no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju. A denúncia partiu dos moradores nesta segunda-feira, 23.

O lixo das casas está acumulado em um terreno onde deveria ser construída uma praça. Além do mau cheiro, o esgoto estourado contribui para um cenário nada agradável.

A dona de casa Maria Edna dos Santos, que vive no local há quatro anos, diz que “conta nos dedos” os dias em que viu o caminhão passar regularmente. “Já chegamos a ficar quatro meses sem coleta. Minhas duas netas estão doentes por causa do lixo: uma com meningite, porque eu deixo a casa fechada para não sentir o cheiro, e outra com problemas no sangue”, reclama a moradora. A casa dela fica ao lado de uma parte do lixão.

Mulher diz que lixo causa problemas de saúde nas crianças que vivem no local

No local, ela diz que, além do lixo doméstico, as pessoas costumam jogar animais mortos, que são retirados pelos próprios moradores quando o cheio ruim piora. As casas ficam infestadas de ratos e baratas, segundo Edna.

“Já ligamos para a Prefeitura várias vezes e essa situação não se resolve. Eles passam na rua atrás e não vêm aqui. Todas as crianças estão ficando doentes. Quero saber se há alguma explicação para alguém viver no lixo, porque, para mim, não existe. Só se existir para a Prefeitura”, lamenta a dona de casa.

O secretário de obras do município, Marcos Souza, disse, nesta terça-feira, 24, que desconhece o problema e informou que a Prefeitura de São Cristovão está com processo de licitação em andamento para aquisição de um novo compactador de lixo, que, certamente, conforme analisa, trará soluções na coleta de lixo em todo município.

Ele informou que o processo de licitação para aquisição do novo compactador de lixo já estava em andamento, mas foi suspenso porque ocorreu problemas técnicos no Edital. Ele não especificou o problema, mas garantiu que a prefeitura já está adotando medidas para corrigi-lo e que novo Edital será publicado em breve.

Por Diógenes de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais