Famílias da antiga Clínica Santa Maria são transferidas para o Veneza

Famílias foram transferidas para o prédio onde funcionava o Cras do bairro Veneza (Foto: Assistência Social/Aracaju)

No início da manhã desta sexta-feira, 7, aproximadamente 40 profissionais da Secretaria Municipal da Assistência Social acompanham as famílias que estão abrigadas na antiga clínica psiquiátrica Santa Maria, localizada no bairro Siqueira Campos, onde fazem uma grande mobilização com o objetivo de minimizar os danos ocasionados pelos fortes ventos e chuvas que atingiram a capital sergipana . Aproximadamente 20 famílias que estavam instaladas nas partes mais críticas do prédio foram transferidas para o espaço onde funcionava o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Terezinha Meira, no bairro Veneza.

A Prefeitura de Aracaju organizou toda logística para que a transferência voluntária acontecesse. “Essa ação teve como proposta garantir mais segurança e minimizar os danos que as chuvas causaram às famílias que vivem nesse prédio. É importante salientar que, outras vezes, já estivemos na área conversando com essas pessoas alertando sobre os riscos, porém, elas se recusaram a sair. Disponibilizamos um espaço amplo e organizado para receber essas famílias, com o intuito de garantir mais dignidade a esses cidadãos que, infelizmente, foram acometidos pelos problemas resultantes dessas chuvas anormais na nossa cidade”, destacou o secretário municipal da Assistência Social, Antônio Bittencourt.

A Monalisa Santos Silva é mãe de três filhos. Um de 17, uma de 18 e o pequeno Elder Vitório de menos de um mês de nascido. Para ela, a transferência representa acolhimento e paz. “As noites de chuva naquele lugar não são nada tranquilas. Confesso que a preocupação é o sentimento que não sai de dentro de cada um que ali vive. Eu que tenho um bebê recém-nascido, passei a noite de ontem muito apreensiva. Sou muito grata pela Prefeitura organizar essa vinda pra cá”, relatou.

O líder comunitário dos moradores da Clínica Santa Maria, Miguel dos Santos, agradeceu pela condução e agilidade das equipes da Prefeitura. “O local onde eu estava morando nunca havia molhado. Hoje, exclusivamente, amanheci com as goteiras e a água tomando conta da área onde eu dormia. Logo em seguida, quando vi a situação das outras famílias, acionei a equipe da Secretaria da Assistência Social, e o secretário Bittencourt foi muito solícito e mandou rapidamente vários profissionais até o prédio. As famílias que estavam nas instalações mais arriscadas vieram para o antigo Cras, onde estão muito bem abrigadas. Agradeço muito a todos os envolvidos”, disse.

A ação e transferência voluntária contou com o apoio da Secretaria Municipal da Defesa Social (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, da Secretaria Municipal da Saúde, através da Atenção Básica de Saúde, e do Conselho Tutelar.

Acompanhamento das famílias atingidas

Desde a quinta-feira, 6, cerca de 100 profissionais da Assistência Social, divididos em 30 equipes, foram mobilizados para fazer o acompanhamento das famílias das áreas mais afetadas pelo temporal. Entre os profissionais estão assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, gerentes e coordenadores dos benefícios eventuais.  A força tarefa teve como principal objetivo identificar as situações de riscos e fazer os encaminhamentos necessários.

Fonte: AAN 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais