Famílias do Motu recebem novas cestas

Cestas com carne estragada foram substituídas (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Na tarde desta quinta-feira, 7, as cestas básicas que foram entregues as famílias do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu) com carne estragada foram substituídas. De acordo com as famílias que estão abrigadas em dois galpões localizados no Siqueira Campos, vários produtos que estavam na cesta apresentavam mau cheiro, o que levantava a suspeita da falta de qualidade dos produtos.

A entrega foi realizada pelo fornecedor com e acompanhada por uma equipe da Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides). “As cestas foram substituídas por completo e nós dois galpões tanto da rua Amapá quanto da Espírito Santo”, ressaltou a nutricionista da Seides Jamile Costa.

As cestas básicas beneficiam 72 famílias da rua Amapá e 22 famílias da rua Espírito Santo. Confira na íntegra a nota enviada pela Seides.

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) vem a público esclarecer que:

1 – O fornecimento de cestas de alimentos às famílias do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu) acontece mensalmente e os beneficiários fazem parte de uma lista definida pelo próprio movimento, cuja precisão é averiguada permanentemente pelas assistentes sociais da Seides e Ministério Público, através de visitas aos galpões onde estão as famílias sob a responsabilidade social do Governo do Estado, nas ruas Amapá e Espírito Santo, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju;

2 – Assim como todas as outras, a entrega de 72 cestas programadas para esta quarta-feira, dia 6 de julho de 2011, foi supervisionada por profissionais do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides, responsáveis por averiguar a qualidade dos alimentos fornecidos;

3 – Assim que surgiu a dúvida sobre a qualidade de alguns produtos que compõem a cesta, em especial os itens arroz e charque, a nutricionista da Seides, Jamille Costa (CRN-4293P), determinou a imediata interrupção da distribuição e recolhimento de todos os produtos;

4 – A responsabilidade pelo armazenamento dos produtos e montagem das cestas de alimentos entregues pela Seides é do fornecedor contratado, neste caso a empresa conhecida como "O Mercadão". Isso se faz necessário justamente para evitar a entrega de produtos fora da validade ou estragados;

5 – Sob a responsabilidade da Seides estão apenas o acionamento da empresa para fornecer os produtos, o transporte dos alimentos e a sua distribuição às famílias necessitadas;

6 – Todos os produtos entregues hoje estavam dentro do prazo de validade, estipulado para 20 de setembro de 2011, no caso do charque;

7 – Todos os alimentos que apresentaram estado de conservação duvidoso foram imediatamente recolhidos e devolvidos ao fornecedor, que substituirá os produtos nesta quinta-feira, dia 7 de julho de 2011, quando haverá nova entrega novamente supervisionada por profissionais da Seides;

8 – O Departamento Jurídico da Seides vai notificar oficialmente a empresa quanto à falha no cumprimento de suas obrigações, de acordo com o que determina a Lei 8.666/93;

9 – Ainda sobre o transporte e conservação dos produtos, a Seides esclarece que as cestas são compostas por produtos que não necessitam de refrigeração, à exceção da margarina, todavia o transporte é feito imediatamente após a sua retirada do depósito refrigerado. No caso específico do charque, por ser embalado a vácuo, o produto pode ser transportado em temperatura ambiente, já que esse processo tecnológico consiste na exposição dos alimentos à ausência de ar, controlando o desenvolvimento de microrganismos, a ação enzimática e a oxidação, que são os principais mecanismos de deterioração de alimentos nesta temperatura.

Por Kátia Susanna

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