Famílias em antigo hotel cobram auxílio aluguel

Famílias aproveitam ocupação para tentar cadastro e benefício (Foto: Portal Infonet)

Desde a madrugada do último sábado, 19, cerca de 45 famílias voltaram a ocupar o antigo Hotel Aperipê, no centro de Aracaju. Destas famílias, uma parte alega não estar recebendo o auxílio moradia acordado com a Prefeitura de Aracaju, enquanto outras famílias aproveitam a ocupação para tentar diante a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) um cadastro para também passar a receber o auxílio.

No entanto, por meio de nota, a Semfas já adiantou que a secretaria não foi notificada para realizar um novo cadastro com as famílias que ocupam o antigo hotel, e por isso, só garante o pagamento do benefício aquelas famílias que foram cadastradas, datando o depósito para esta terça-feira, 22.

De acordo com Elisangela Santos, uma das líderes da ocupação ‘Dandara’ e que vem acompanhando a nova ocupação, a Prefeitura tem deixado os inquilinos numa situação constrangedora. “Eles não pagaram o auxílio-moradia e os donos dos imóveis cobram e pedem a casa de volta, até que receba o aluguel. As pessoas têm passado constrangimento, e por isso, voltaram para o antigo Hotel Aperipê até que a situação se resolva”, explicou.

Elisangela: Famílias passaram momentos constrangedores por conta do atraso (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Elisangela confirmou que há famílias não cadastradas ocupando o prédio e estão em busca de também receber o auxílio. Para Elisangela, com ao retorno ao prédio, as pessoas que estão em dificuldades financeiras e de moradia acabam procurando e aderindo a ocupação.

Semfas

Por meio de nota, a Semfas afirmou que "o auxílio-moradia será pago às famílias beneficiárias amanhã, 22. Ressalta ainda que a Prefeitura de Aracaju já vem cumprindo determinação judicial e concedendo o aluguel social às famílias da ocupação Dandara desde o dia 30 de julho deste ano. Em relação às famílias que não recebem o benefício e se encontram no local, esta Secretaria destaca que não foi notificada para realizar novo cadastro no antigo Hotel Aperipê".

Relembre

As famílias ocuparam o prédio por aproximadamente 10 meses até que foram obrigadas sair do local por conta de uma decisão judicial de reintegração de posse. A desocupação ocorreu no dia 19 de julho, mas enquanto parte das famílias conseguiu abrigo na casa de parentes, outras ocuparam cruzamentos entre as ruas Capela com São Cristóvão, no Centro de Aracaju. O impasse somente foi resolvido quando Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) garantiu o adiantamento do pagamento do auxílio-moradia para o dia 30 de julho.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais