Famílias fazem novo protesto no Santa Maria

Moradores bloquearam a pista de acesso aos Lixões (Fotos: Portal Infonet)

Moradores das invasões da Água Fina e da Prainha, no bairro Santa Maria, realizaram uma nova manifestação na tarde desta segunda-feira, 16. Eles bloquearam a principal avenida de acesso ao lixão impedindo a passagem de veículos com pedaços de madeira, pedras e pneus queimados. O clima só se tranquilizou com a chegada de equipes da Rádio Patrulha (RP), da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.

O motivo da manifestação foi o atraso na entrega das moradias prometidas às famílias das duas localidades. Elas deveriam ter sido transferidas para o Bairro Novo no dia 17 de março, mas houve um adiamento sem explicação. Enquanto isso, segundo os moradores, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) retirou algumas famílias cedendo-lhes auxílio-moradia.

O problema, de acordo com a diarista Jaqueline Bispo dos Santos, 21 anos, grávida de nove meses, é que muitos

Moradoras reclamam de demora na entrega de casas

desses beneficiados estavam no local há um mês, enquanto os que moram nos barracos há pelo menos cinco anos estão sem qualquer ajuda. “Desde 2006 a gente espera a moradia e nada. Teve quem chegou aqui por último e teve direito a tudo. Quem realmente precisa está sofrendo com as chuvas”, criticou a mulher.

Ela disse que quando chove, a água dentro dos barracos chega à altura dos joelhos trazendo junto esgoto e bichos mortos. “A gente corre risco de vida”, completou Jaqueline. Josicleia de Santana Santos, 17 anos, disse que teme também pela filha de um ano e nove meses. Ela diz que a maioria das pessoas que foram retiradas já tem casa. “Só tiraram os ‘novatos’. Disseram que era pra aguardarmos e até agora nada. Estamos cadastrados e as casas lá no Bairro Novo estão fechadas, sendo tomadas pelo mato. Enquanto isso nós estamos na lama”, criticou a jovem.

Protesto gerou congestionamento

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) informou que essas famílias que protestaram nesta tarde provavelmente chegaram depois das que foram removidas e auxiliadas pela PMA. As que estão realmente cadastradas devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) munidas do recibo de cadastramento para ter acesso aos benefícios. Uma equipe avaliará cada caso.

A Semasc alegou, ainda, que concluiu nesta segunda-feira a retirada de todas as famílias – cerca de 271 – da Invasão do Arrozal, da Água Fina, onde residiam 38 famílias, e da Prainha, de onde também foi retirado o mesmo número de famílias.

Por Diógenes de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais