Fé e tradição do dia de Corpus Christi em Sergipe

Tapetes de Corpus Christi na cidade de São Samuel (Foto: página da cidade na internet)
Para muitos, mais um simples e bom feriado no calendário. Mas para os fiéis seguidores da religião católica, Corpus Christi é um dia que exige comparecimento à igreja para celebrar o corpo de Cristo. Em alguns municípios sergipanos, a data é marcada pelas celebrações em vias públicas recheadas de fé e tradição.

No Brasil, a maioria destas cidades é histórica, como Mariana (MG), São Samuel (SP), Castelo (ES) e a sergipana São Cristóvão, que realiza a tradicional ornamentação da cidade com tapetes coloridos desde 2002. O evento, que ocorre tanto no centro do município como no conjunto Eduardo Gomes, tem uma característica peculiar: a confecção dos tapetes ocorre durante a madrugada que antecede o dia da celebração.

A procissão

A dona de casa Maria Valdelice, a Nice, é empenhada nas atividades paroquiais no Eduardo Gomes e descreve o momento da confecção dos tapetes. “O padre dá um tema para os desenhos e a gente começa umas 3h30 da madrugada, usando pó-de-serra, areia, café e outras coisas. Quando a gente termina, já emendamos na procissão. Ano passado tivemos 23 tapetes lindos”, declarou.

Igreja do Eduardo Gomes
Nice ainda ressaltou a participação dos jovens na procissão. “As pessoas acham que só tem pessoas mais velhas, mas não é bem assim. Muitos jovens se empenham nessa festa linda, sempre o pessoal da Canção Nova vem conferir”, destacou uma das participantes da festa que aglomera centenas de pessoas nas ruas da cidade histórica.

As cidades de Itabaiana e Areia Branca também mantêm viva tal tradição. Além da ‘procissão dos tapetes’, o dia de Corpus Christi tem uma programação durante toda a data nas paróquias, que compreendem desde Missa dos Enfermos à primeiras eucaristias.

CLIQUE AQUI E CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA CATEDRAL DE ARACAJU

O que é ‘Corpus Christi’?

Basicamente, o dia de Corpus Christi existe para celebrar a presença real e substancial de Jesus Cristo na eucaristia. É realizada uma quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, sendo uma festa cuja data é alterada de acordo com a Páscoa.

Para a Igreja Católica, esta é uma data cuja presença dos seguidores da religião na missa do dia é obrigatória.

Por Glauco Vinícius e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais