Federais devem implantar sistema de cotas em seis anos

Um acordo para propor a implementação das cotas para estudantes de escola pública em um prazo de até seis anos foi fechado na última quarta-feira, dia 15, por representantes de movimentos sociais, da Associação de Reitores de Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes – e do Ministério da Educação.

Para chegar ao consenso, o governo precisou convencer a Andifes, pois a entidade estava irredutível quanto ao prazo de dez anos para o processo de transição. Para assegurar o apoio da instituição, o MEC se comprometeu a aumentar os recursos destinados à assistência estudantil.

A proposta, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, prevê a reserva de 12,5% das vagas no primeiro ano em que a medida estiver em vigor, com um aumento gradativo até chegar aos 50%.

No texto inicial, o Projeto de Lei previa prazo de dez anos para as instituições federais de ensino superior implementarem as cotas para estudantes oriundos de escola pública, com corte para afrodescendentes e indígenas.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais