![]() |
Deise: trocou cadeados três vezes em menos de uma semana (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Os comerciantes instalados no Mercado Central de Aracaju estão tendo grandes prejuízos em decorrência da falta de segurança na parte interna daquele centro de compras. Na manhã desta terça-feira, 28, os feirantes encontraram várias bancas arrombadas e muitas peças de carne [de primeira qualidade] foram roubadas. Além de carnes, os ladrões também levaram balanças e dinheiro que estavam nos caixas.
Os prejuízos ainda não foram calculados. “Saí ontem [segunda, 27] às cinco horas da tarde e quando cheguei às cinco da manhã de hoje [terça, 28] aqui encontrei os freezers arrombados”, revelou, com tristeza, a comerciante Deisemar Kely dos Santos. Este é o terceiro arrombamento que acontece à banca de Deise entre o final da semana passada e início desta. “Eles arrombaram a primeira vez, eu troquei, eles vieram de novo. Botei tranca mais forte e eles voltaram e agora não sei o que faço”, enaltece.
“Levaram carne, duas balanças e também umas moedas que estava no caixa”, conta o comerciante Jeferson dos Santos Andrade, observando que perdeu cerca de R$ 300 em moedas. “Não tem jeito. Tem um administrador, mas ninguém vê a cara dele por aqui”, relata. A banca da comerciante Rosa Maria Andrade foi arrombada entre a noite do domingo, 26, e a madrugada da segunda-feira, 27. “Quando cheguei cinco horas da manhã de segunda-feira encontrei tudo estourado”, disse, mostrando os cadeados do freezer danificados. “Não tenho mais o que fazer. Agora vou deixar aberto”, desabafa.
Desvio de foco
![]() |
||
Marcas do arrombamento
|
O assessor especial da Presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Edvaldo Fernandes, informou que os furtos acontecem durante a madrugada e que a responsabilidade pela segurança neste período seria da Guarda Municipal. Ele diz que os mercados são acompanhados diariamente pelo administrador, que costuma estar no local no horário regular de funcionamento.
O coronel Enilson Aragão, comandante da Guarda Municipal, tentou responsabilizar os feirantes dizendo que encontra freezers abertos e que há distorções entre os horários na parte do setor de carnes devido à necessidade de reabastecimento. “Mas vamos ver como corrigir estas distorções do horário, propor a instalação de câmeras de segurança naquele setor e realizar um trabalho integrado com a Polícia Militar no patrulhamento preventivo”, prometeu o coronel.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B