|
Feirantes reclamam de notificação de retirada da Emsurb (Fotos: Portal Infonet) |
Os feirantes reagiram mal ao saber que teriam de deixar a praça João XXIII, no centro da capital. Eles foram notificados na última quarta-feira, 6, pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emsurb), e a incerteza sobre a continuidade de seu trabalho preocupa quem exerce a atividade no local.
O órgão elaborou um plano de ações de desocupação que deverá ser cumprido até o dia 15 de dezembro. A problemática é antiga. Desde o início do ano que já se vem travando conflitos entre Emsurb e os feirantes, com a empresa municipal pleiteando o esvaziamento da área. O local conta com cerca de 119 barracas, colocadas no local pela administração anterior da Prefeitura de Aracaju.
|
Edmilson Correia diz que novo local prometido pela Emsurb é incerto |
A intenção da gestão é que os trabalhadores sejam transferidos para outros locais, como o Mercado Central e as feiras livres em outros bairros. O que os feirantes alegam, no entanto, é de que não houve garantia de um novo destino. “Trabalho aqui há quatro anos, e é de onde tiro o meu sustento e da minha família. Se a gente sair daqui, para onde vamos? Disseram que não sabiam para onde eu iria e que me ligariam em oito dias. Como vou ficar em casa esse tempo parado, sem trabalhar?”, reclamou Edmilson Correia.
|
José Eduardo Santos diz que feirantes só sairão da praça João XXIII à força |
José Eduardo Santos também criticou a iniciativa. “Só vamos sair à força. Todos somos pais de família, pagamos aluguel. Disseram que iriam nos tirar de qualquer jeito. Eles precisam ouvir nossa opinião, assim como ouvimos a Prefeitura”.
Os vendedores dizem que, caso haja presença policial para garantir a desocupação, irão acatar. Mas não sem reação, segundo Sidney Oliveira. “Vamos colocar nossos carrinhos na rua, vamos nos manifestar, chamar atenção das autoridades. Onde vamos vender? Vamos lutar, sim”, garantiu.
|
Sidney Oliveira prometeu manifestações "Vamos lutar" |
A assessoria de Comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informou que dos 74 feirantes aracajuanos, 51 já aceitaram a transferência para outro local. O prazo da notificação se encerra amanhã e, a partir daí, o órgão irá avaliar quais medidas irá tomar em relação à desocupação. Argumentou, ainda, que a medida se faz necessária em razão da mobilidade urbana.
Por Victor Siqueira
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B