![]() |
São Pedro é o homenageado desta quarta-feira, 29 (Foto: Divulgação) |
O santo protetor das viúvas e dos pescadores [São Pedro] é festejado nesta quarta-feira, 29. Fiéis prometem lotar as paróquias São Pedro Pescador, no bairro Industrial e São Pedro e São Paulo, no bairro Treze de Julho, em Aracaju.
São Pedro também é conhecido como o ‘chaveiro do céu’. A programação na Igreja São Pedro Pescador, localizada no bairro Industrial, teve início no último dia 20 com o novenário. Nesta quarta-feira, os fiéis chegaram logo cedo para participar da alvorada. A missa festiva será a partir das 19h30 com a participação do bispo auxiliar de Aracaju, D. Henrique Soares. Em seguida o padre William Barreto comandará a procissão pelas ruas do bairro Industrial.
Na Igreja São Pedro e São Paulo, o dia também será de comemorações ao santo que encerra o ciclo junino. Missas e a tradicional procissão serão realizadas sob o comando do padre Waltervan Cruz. A paróquia está localizada em uma área antes habitada por pescadores, devotos do santo.
Devoção
|
Igreja São Pedro Pescador (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Nesta quarta-feira, 29, o dia é de agradecimento ao santo pelas graças alcançadas. Moradores dos bairros Industrial e Treze de Julho aproveitam a data para renovar a fé em São Pedro participando de toda a programação organizada pela Igreja Católica. Além de protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é lembrado pelos fiéis no momento de clamar por chuvas em períodos de estiagem.
Simão
Nascido na Galiléia, recebeu o nome de Simão por seu pai, Jonas. Era pescador juntamente com os irmãos André, Tiago e João. Teve o nome mudado para Pedro, segundo a Bíblia Sagrada, por Jesus Cristo, que o comparava com uma rocha. De acordo com os católicos, São Pedro fundou juntamente com São Paulo, a Igreja de Roma, tendo recebido o título de Príncipe dos Apóstolos.
Em Sergipe, São Pedro será muito festejado nesta quarta-feira, não somente em Aracaju, mas em todo o estado, principalmente nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Capela e Muribeca, onde a tradição religiosa é seguida por uma vasta programação artística.
Por Aldaci de Souza