Filhote de baleia encalhada em SE é devolvida ao mar

Baleia encalhada na praia Sarney (Foto: Willian Jatobá )

Um filhote de baleia da família jubarte foi recolocado no mar nesta quinta-feira, 6, após uma ação coletiva de equipes especializadas da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e  Bombeiros. Eles trabalharam por um pouco mais de duas horas conseguindo devolvê-lo ao seu habitat natural e irão monitorá-la por 48 horas.

O mamífero de aproximadamente quatro metros e estimativa de uma tonelada e meia encalhou na praia do Refúgio, localizada na Rodovia José Sarney no início desta tarde. Os técnicos acalmaram o animal, avaliaram sua saúde e os bombeiros conseguiram desencalhá-lo e reconduzi-lo na segunda tentativa. “Esta é uma atividade de resgate que faz parte do programa regional de monitoramento de encalhes e anormalidades. Uma medida de avaliação de impactos ambientais exigido pela Licença Ambiental Federal e conduzido pelo Ibama”, explica Raquel Passos, assessora de comunicação da FMA.

Ela explica também que neste período do ano as baleias vêm da Antártida para o Nordeste para o período de reprodução. E no caso do filhote, acreditam que ele se perdeu da mãe e estava atordoado, já que precisa dela para se alimentar.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais