Filhote de baleia Jubarte sobrevive na costa de Aracaju

Um filhote de baleia Jubarte está sendo tratado nas areias da praia José Sarney. Pesando aproximadamente uma tonelada e com dois meses de vida, o filhote foi encontrado ontem à noite nadando com mais duas baleias da mesma espécie. O animal se aproximou demais da costa e não conseguiu retornar.

Durante a noite, equipes de resgate do Projeto Mama (Mamíferos Marinhos) trabalhou para levá-la de volta ao mar. Os técnicos molharam a pele do animal por toda a noite, a fim de mantê-lo úmido. No momento, eles continuam trabalhando para reabilitá-la. 

Uma máquina está cavando um canal para que o filhote fique melhor instalado numa espécie de piscina improvisada. Além do trabalho dos Institutos ligados ao meio ambiente, a Petrobras também ajudou cedendo o suporte mecânico.

De acordo com o técnico do Instituto dos Mamíferos Aquáticos de Sergipe, Breno Silva, os sinais da baleia estão estáveis. “Ela está bem. Tanto a respiração quanto os batimentos cardíacos estão normais. Ela se aproximou da costa procurando águas mais quentes, mas por ser muito nova ainda não possui capa de gordura suficiente para proteger-se em alto mar. Estamos estudando a melhor forma de devolvê-la”, diz ele.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais